Dicas para manter seu cérebro jovem e saudável!
Conheça maneiras simples de manter sua mente afiada!
Dicas para manter seu cérebro jovem e saudável!
Cada cérebro vai mudando de acordo com a idade. Então, independente de você estar nos seus 20 ou 60 anos, é importante ficar atento a certos cuidados e investir na sua saúde física e mental para ter uma vida mais longa e com qualidade.Na galeria, veja dicas de coisas simples que você pode fazer para manter seu cérebro jovem e saudável!
© iStock
Estimule a mente!
As atividades que lhe obrigam a pensar estimulam as conexões das células nervosas e são capazes de forçar o cérebro a produzir novas.
© iStock
Leia muito!
De livros a rótulos de alimentos, leia o máximo que puder. Além do fato de manter sua mente funcionando, você também aprenderá coisas novas.
© iStock
Palavras-cruzadas
Esse passatempo é uma ótima maneira de fazer você pensar. Você pode aumentar o nível de dificuldade à medida que se sentir avançando nas palavras-cruzadas. A sua saúde mental agradece!
© iStock
Problemas de matemática
Resolver um problema de matemática também requer estímulo de várias partes diferentes do seu cérebro.
© iStock
Desenhe ou pinte!
Mesmo que você não tenha tanto talento, aprender uma nova forma de arte, como a pintura ou desenho, forçará seu cérebro a desenvolver habilidades completamente novas.
© iStock
Acompanhe as notícias
Independentemente de seus interesses, seja política ou celebridades, manter-se atualizado com as notícias também potencializa a atividade cerebral.
© iStock
Filmes e séries liberadas!
Assistir a séries e filmes provocadores manterá seu cérebro pensando sobre todos os detalhes e aspectos de histórias marcantes por dias.
© iStock
Jogos eletrônicos
Os cientistas mostraram que jogar certos games está ligado a um risco reduzido de Alzheimer, revelou a Esquire.
© iStock
Hobbies
Retomar um hobby antigo ou começar um novo estimulam a criatividade e a atividade cerebral.
© iStock
Exercício físico
Malhar não só irá manter seu corpo em forma, mas também sua mente saudável. Durante o exercício, o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, levando oxigênio para a região responsável pelo pensamento.
© iStock
Nade!
A natação é uma excelente atividade física, que trabalha vários músculos do corpo.
© iStock
Ande com o seu pet!
Caminhar com o seu animal de estimação melhora o seu humor, ajudando na sua saúde mental e física.
© iStock
Dance
Do balé, passando pela zumba e forró, aprender uma nova dança coloca seu corpo e mente para trabalharem em sintonia.
© iStock
Ioga
Além de ajudar na tonificação e flexibilidade do corpo, a ioga ajuda a reduzir o estresse, o que, por sua vez, contribui para um cérebro mais saudável.
© iStock
Desafie o seu cérebro!
Aprender coisas novas é uma ótima maneira de exercitar o cérebro, por isso certifique-se de se manter curioso e em alerta. Se você não estiver familiarizado com uma palavra ou não identificar uma nova planta, pesquise!
© iStock
Música
Aprender a tocar um instrumento ou a ler uma peça musical é uma ótima maneira de trabalhar os lados lógicos e criativos de seu cérebro.
© iStock
Arrisque-se em um novo idioma
Aprender uma nova língua também é uma excelente maneira de desafiar e estimular o seu cérebro.
© iStock
Xadrez
O xadrez é um dos jogos que mais forçam o cérebro. Se você já sabe como jogar, encontre um parceiro do seu nível de dificuldade com quem possa praticar regularmente.
© iStock
Mude de emprego
Se você sentir que não está sendo estimulado o suficiente no seu local de trabalho atual, considere procurar outro emprego. No entanto, se a sua profissão não for satisfatória, nunca é tarde demais para recomeçar uma nova carreira.
© iStock
Viaje
Quer você esteja viajando pelo seu próprio país ou indo para o exterior, quebrar a rotina ajuda a aguçar a mente. Outras vantagens são conhecer pessoas e culturas diferentes e talvez ainda praticar uma língua estrangeira.
© iStock
Volte para a escola
Retorne aos estudos! Seja para fazer um curso curto ou longo, estudar é uma ótima maneira de continuar desafiando seu cérebro.
© iStock
Dieta equilibrada
Sua dieta é uma grande parte de sua saúde geral, portanto, certifique-se de que os alimentos que você está comendo estejam fornecendo todos os nutrientes e vitaminas necessários para o seu corpo e mente.
© iStock
Antioxidantes
Alimentos ricos em antioxidantes ajudam a melhorar o foco, a memória e a resolução de problemas.
© iStock
Fast food
Evite comidas rápidas (fast food) o máximo possível. As gorduras saturadas e altas quantidades de açúcar são apenas obstáculos quando você está procurando se manter mentalmente apto.
© iStock
Açúcar no sangue
Tente manter seus níveis de açúcar no sangue dentro do normal, comendo alimentos saudáveis e se exercitando regularmente. Diabetes é considerado um fator de risco para doenças mentais, como demência.
© iStock
Colesterol
É preciso controlar o LDL, conhecido como o colesterol ruim. Mantenha os níveis do LDL baixos. Um nível alto do LDL está associado a um risco maior de demência. Se necessário, consulte o seu médico para medicação.
© iStock
Não fume!
Os cigarros são prejudiciais em todos os sentidos, inclusive para as células cerebrais. Evite-os a todo custo.
© Shutterstock
Abuso do álcool
Da mesma forma, o consumo excessivo de álcool também aumenta o risco de demência.
© iStock
Emoções
Depressão, ansiedade, estresse e privação de sono são fatores que podem afetar de forma danosa o cérebro. Cuidar da sua saúde mental deve ser uma prioridade na sua vida!
© iStock
Proteja a sua cabeça
Pode parecer óbvio, mas lesões, sejam elas moderadas a graves, podem causar sérios prejuízos cognitivos. Não se esqueça de usar um capacete se for andar de bicicleta!
© iStock
Lifestyle
saúde mental
13/09/18
POR Notícias Ao Minuto
Cada cérebro vai mudando de acordo com a idade. Então, independente de você estar nos seus 20 ou 60 anos, é importante ficar atento a certos cuidados e investir em exercícios benéficos para sua saúde física e mental. Para isso, reunimos algumas dicas que vão lhe ajudar a viver mais e com qualidade.
Na galeria, veja maneiras simples para manter seu cérebro jovem e saudável!
Leia também: Entenda o que ocorre com seu coração durante a prática de exercícios
PARTILHE ESTA NOTÍCIA