EUA declaram emergência às vésperas da passagem de Florence

A previsão é de que atinja primeiro a região entre a Carolina do Norte e a Carolina do Sul

© Reprodução / Nasa

Mundo furacão 11/09/18 POR Folhapress

Estados na costa leste dos Estados Unidos declararam estado de emergências às vésperas da passagem do furacão Florence, que atingiu a categoria 4 (em uma escala que vai até 5) e deve causar tempestades destrutivas na região a partir de quinta (13).

PUB

A previsão é de que atinja primeiro a região entre a Carolina do Norte e a Carolina do Sul, reduzido à categoria 3, mas mudanças de curso são possíveis.

Além desses dois estados, Virgínia, Maryland e o Distrito de Colúmbia, onde fica a capital, Washington, também declararam estado de emergência. Mais de 1,5 milhão de pessoas já tiveram que sair de suas casas por causa dos riscos de enchentes e de fortes ventos, que já chegaram aos 209 km/h.

+ EUA difamam para dar golpe na Venezuela, diz Maduro

O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, ordenou o esvaziamento das ilhas costeiras do estado. Uma medida sem precedentes nesses lugares, segundo ele.

"A tempestade vai afetar cada um de vocês", disse, durante uma coletiva. "As ondas e os ventos que a tempestade pode trazer serão como vocês nunca viram". Também se referiu ao fenômeno como "um monstro" e disse que algumas áreas do estado devem ficar sem energia por dias.

"Estamos em um jogo de xadrez bem moral e importante com o Furacão Florence", disse o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster. Ele ordenou o esvaziamento de condados como Berkeley, Charleston, Dorchester, Georgetown e Horry.

O diretor da agência de segurança nacional e gerenciamento de emergência de Washington (Hsema, na sigla em inglês), Christopher Rodriguez, afirmou que haverá chuvas torrenciais por ao menos três ou quatro dias na capital americana. A última vez que a cidade declarou estado de emergência foi em janeiro de 2016.

A prefeita do lugar, Muriel Bowser, sugeriu que moradores façam compras com antecedência e tenham guardados em casa medicamentos, lâmpadas e pilhas.

O gabinete do governador da Virgínia, Ralph Northam, descreveu Florence como "o furacão mais significativo em décadas" e alertou sobre a possibilidade de "inundações catastróficas, ventos fortes e possivelmente cortes de energia extensos". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Atentado Brasília Há 22 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 21 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 6 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

mundo Dylan Thomas Há 4 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Viih Tube Há 4 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

politica STF Há 23 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Bia Miranda Há 1 Hora

Bia Miranda revela gravidez de gêmeos e perda de um dos bebês

fama Miguel Azevedo Há 4 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

tech Meta agora mesmo

Comissão Europeia multa Facebook em R$ 4,26 bilhões por abuso de posição

politica EXPLOSÃO-DF Há 5 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes