Cercado de puxa-sacos, Lula perdeu visão da realidade, diz Ciro

A declaração foi dada ao comentar a insistência do PT em manter o pedido de candidatura do ex-presidente

© REUTERS

Política Eleições 12/09/18 POR Folhapress

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quarta-feira (12) que o ex-presidente Lula está isolado na cadeia e perdeu a visão adequada da realidade porque está "cercado por puxa-sacos".

PUB

A declaração foi dada ao comentar a insistência do PT em manter o pedido de candidatura do ex-presidente até esta terça (11), quando foi oficializada a substituição por Fernando Haddad (PT).

"O PT só pensa em si. Lula temos que relativizar porque ele está isolado. Lula está com problema. Ele perdeu os grandes amigos: Marcio Thomaz Basto, [Luiz] Gushiken, dona Marisa [Letícia], [José] Dirceu, [Antônio] Palocci. Lula está cercado de puxa-saco e perdeu um pouco da visão genial que ele tem da realidade", disse ele, em sabatina do jornal O Globo.

Ele voltou a dizer que foi sondado para assumir a vice na chapa de Lula nas mesmas condições que Haddad. Afirmou que foi abordado por Dilma Rousseff e Roberto Requião a fim de convencê-lo a abandonar a candidatura próprio pelo projeto do PT.

"Fui cercado por 48 horas para ir a Curitiba, conversar com Lula. Dilma, Requião, intermediando essa conversa. A proposta era que eu aceitasse ser o vice do Lula Agradeci a honra, mas acho que não é a forma de construir uma liderança para o país", disse ele.

Ciro disse que vai "evitar intriga" com Haddad. Pesquisas apontam que parte do eleitorado de ambos tem o mesmo perfil, o que indica que os dois disputaram a mesma fatia de votos.

"Vai ser um intrigalhada infernal. Vou evitar essa intriga. Acho que o Haddad é um boa pessoa. Tenho por ele afeição, respeito e carinho. Sou um pouco mais largo que ele. Falo à centro esquerda. Negando o PT, quero que o Brasil saia dessa contradição odienta que está partindo para a violência", afirmou, em sabatina do jornal O Globo.

Apesar da deferência, Ciro disse que a insistência do PT em manter a candidatura de Lula torna Haddad um "presidente por procuração", se eleito.

"Não é a forma de construir uma liderança para o país. Brasil não precisa de um presidente por procuração. Por mais que seja um respeitável outorgante. Brasil não aguenta mais uma outra Dilma. Não é por nenhum demérito do Haddad. Ele não conhece o Brasil", declarou o pedetista. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Hollywood Há 22 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 23 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Saúde Há 8 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 7 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 8 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas

esporte Televisão agora mesmo

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027