Macron lança plano de combate à pobreza na França

Programa tem foco em crianças e jovens

© Getty Images

Mundo Notícias do Mundo 13/09/18 POR ANSA

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira (13) que vai investir oito bilhões de euros na criação de um plano de combate à pobreza, que terá foco nas crianças e jovens do país.

PUB

"Estou aqui para começar uma nova luta, crucial para o nosso país, para garantir que nenhum cidadão será esquecido", declarou Macron em discurso realizado no Museu do Homem, em Paris. "Existe um Mozart em toda a criança, inclusive nas que nascem em famílias pobres, mas seus potenciais são desperdiçados porque nós decidimos que não há chance para que eles se tornem um Mozart", acrescentou.

O plano durará quatro anos e inclui oferecer café da manhã gratuito e almoços subsidiados às crianças e jovens na escola, para que as famílias possam usar o dinheiro que gastariam com alimentação para trabalhar e estudar adequadamente. As cidades mais pobres da França também terão creches financiadas pelo Estado. "Não ter acesso a creches significa bloquear às pessoas o acesso a trabalho e a treinamentos", disse Macron. O plano ainda prevê que a assistência médica gratuita será estendida a mais pessoas.

+ China expressa confiança antes da visita de Nicolás Maduro a Pequim

Cada adulto beneficiado pelo programa deverá se inscrever em um sistema de reinserção ao trabalho, que não permitirá que mais de duas ofertas de emprego sejam recusadas. As crianças deverão estar matriculadas em instituições de ensino até completarem 18 anos, em uma medida que visa a diminuir a evasão escolar.

O gasto da França com programas sociais, incluindo saúde, habitação e suporte ao emprego representa 32% do Produto Interno Bruto (PIB), a maior taxa da Europa. Mesmo assim, houve um aumento da parcela da população que vive abaixo da linha da pobreza após a crise econômica mundial de 2008, que hoje é de 14%, de acordo com estatísticas oficiais. Em junho, Macron causou revolta em parte dos franceses ao reclamar dos gastos do Estado dizendo que grandes somas de dinheiro não estariam tirando as pessoas da pobreza. O plano faz parte de um esforço do presidente para ganhar a simpatia de grupos da esquerda francesa, que o consideram o "presidente dos ricos". (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

brasil BR-116 Há 7 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama GUSTTAVO-LIMA Há 9 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

fama Vanessa Carvalho Há 6 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama WILLIAM-BONNER Há 5 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 8 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

fama Pedro Leonardo Há 7 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

fama Patrick Swayze agora mesmo

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

lifestyle Smartphone Há 6 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular