Kim Jong-un concorda em desativar complexo nuclear

As afirmações fazem parte da declaração conjunta divulgada após encontro em Pyongyang de Kim com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in

© Reuters / KCNA

Mundo Governo 19/09/18 POR Folhapress

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu nesta quarta-feira (19) fechar o principal complexo nuclear do país e permitir a presença de inspetores internacionais do país, desde que os Estados Unidos se comprometam a tomar ações semelhantes.

PUB

As afirmações fazem parte da declaração conjunta divulgada após encontro em Pyongyang de Kim com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Os dois governos anunciaram medidas diplomáticas como uma visita do ditador a Seul até o fim do ano e o aumento dos encontros entre famílias separadas. Representantes militares também assinaram acordos para diminuir a tensão na zona desmilitarizada que divide os países.

Kim aceitou também desativar o complexo de Dongchang-ri, usado para o lançamento de mísseis, e afirmou que vai autorizar a presença de inspetores internacionais no local, no que foi considerado um avanço.

Em maio, quando os norte-coreanos desativaram o complexo de Punggye-ri, jornalistas puderam observar à distância, mas a presença dos inspetores não foi permitida.

Além de Dongchang-ri, Kim pela primeira vez aceitou fechar também o complexo de Yongbyon, o principal do país e centro do programa nuclear. Para isto, porém, o ditador impôs como exigência que os EUA tomem "medidas correspondentes". O fim do complexo seria importante concessão a Washington.

O presidente americano Donald Trump afirmou na Casa Branca que o encontro entre os líderes coreanos resultou em um "tremendo progresso" e em boas notícias. Ele não comentou sobre o pedido de medidas recíprocas.

Apesar da aproximação de Pyongyang com Seul e Washington desde o início de 2018, as conversas para por fim ao programa nuclear norte-coreano estão paradas. No fim de agosto, Trump afirmou que as negociações não estavam avançando e cancelou a ida do secretário Mike Pompeo à Coreia do Norte.

Esta foi a terceira a reunião entre o ditador e Moon neste ano e a primeira na capital norte-coreana. O próximo passo será a visita que Kim prometeu fazer a Seul -será a primeira vez que um líder norte-coreano irá a capital. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

esporte Tênis 23/12/24

Fonseca evita comparações com ídolos do tênis: "Quero só ser o João"

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala