© picjumbo / BY VIKTOR HANACEK
A nova moda do Instagram é simular a própria morte. Segundo o site Engadget, muitos jovens estão pedindo a seguidores que comentem em sua última foto como se tivessem falecido e usando a hashtag #RIP (Rest in Peace, que significa 'Descanse em paz').
PUB
+ Facebook admite problemas no combate ao discurso de ódio
A 'brincadeira' visa ganhar curtidas e ganhar ainda mais seguidores. Ainda segundo o site, tudo teria começado com o usuário Ahmed Simrin, de 15 anos, que conseguiu 4 mil curtidas e 22 mil comentários em uma única foto, graças à pegadinha.
O adolescente disse ao Engadget que, entre 24 e 30 de agosto, seu perfil foi visitado 316 mil vezes. A ideia teria surgido de repente, como uma forma de fazer algo diferente do que já existia na web. “Eu decidi fazer isso porque 'por que não tentar [e] fazer algo novo no qual [você] pode se entreter?' Pessoas ficam famosas do nada nos dias de hoje”, disse explicando sua motivação ao site.
Após saber do ocorrido, o Instagram baniu uma das publicações de Simrin, afirmando que as postagens desrespeitam as Diretrizes da Comunidade, alegando que a foto incita a violência ou discriminação de religião e etnia, e ilustra ameaças de dano físico ou financeiro, roubo e vandalismo.