ONU lança estratégia contra escravidão moderna e tráfico humano

Ele também espera que a estratégia ajude a levantar recursos para combater o trabalho escravo

© DR

Mundo Nobel 24/09/18 POR Folhapress

A ONU lançou nesta segunda-feira (24) uma estratégia com o objetivo de reunir recursos do setor empresarial para financiar o combate à escravidão moderna e ao tráfico humano. A iniciativa tem entre os principais fomentadores o bengali Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz em 2006 por criar o Grameen Bank, instituição de microcrédito. 

PUB

"A pobreza não é criada pelos pobres, e sim pelo sistema que é criado em torno da pobreza. Sem oportunidades, as pessoas são obrigadas a deixar o lugar que estão em busca de uma vida melhor", afirmou. A iniciativa, acrescentou, é importante para falar sobre o tema. "Podemos esperar alguma atenção para o que está acontecendo, falar sobre os assuntos fundamentais por trás disso, por que as pessoas se movem de um lugar para o outro. Porque elas não têm nenhuma vida", afirmou.

Ele também espera que a estratégia ajude a levantar recursos para combater o trabalho escravo. "É para ajudar a resolver o problema que eles enfrentam, que é um problema para todos."

O jornalista brasileiro Leonardo Sakamoto, que é um dos comissários da estratégia, diz que a comissão busca envolver o setor financeiro global na causa. Sakamoto é diretor da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, além de conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão, em Genebra.

"Existe um importante papel a ser desempenhado pelo setor empresarial, em vários lugares do mundo", disse. A estratégia se insere no objetivo de acelerar a mobilização financeira para cumprir a agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável."

Governos, instituições financeiras internacionais e os mercados financeiros privados deveriam adequar diretamente os fluxos de recursos para o investimento sustentável", segundo o documento divulgado durante o lançamento da comissão. Como parte da estratégia, a ONU vai aproximar formuladores de políticas e reguladores financeiros, assim como inovadores no espaço de finanças digitais e fintechs, para trocar informação e experiência em instrumentos financeiros inovadores e boas práticas.

O Secretariado Geral da ONU vai oferecer um mapa de ação para três anos com iniciativas, trabalhando em cima de atividades atuais e futuras dos participantes, para mobilizar investimentos e apoio para financiar a agenda 2030 da organização.

Durante o lançamento, Timea Nagy, nascida na Hungria, falou sobre a experiência de ter sido vítima de tráfico humanos, aos 20 anos. Ela foi enviada ao Canadá e ficou sob poder de mafiosos."Tentei conseguir ajuda, e ninguém acreditava em mim. Levei 15 anos para reconstruir minha vida", contou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG Há 23 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama HELÔ-PINHEIRO Há 23 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 22 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 17 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 21 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

brasil PRAIA-AMBIENTE Há 23 Horas

Verão começa com 18 praias impróprias para banho em São Paulo

esporte FUTEBOL-SÃO PAULO 22/12/24

São Paulo conta com apoio de patrocinador master por reforço de peso