Trump anuncia sanções ao Irã e ameaça UE: 'Sérias consequências'

Líder norte-americano preside Conselho de Segurança da ONU

© Leah Millis/Reuters

Mundo intimidação 26/09/18 POR Ansa

O presidente norte-americano, Donald Trump, criticou nesta quarta-feira (26) o regime iraniano, dizendo que "não devemos jamais permitir que um regime como o do Irã tenha armas nucleares". Ele ainda anunciou que novas sanções "estarão com toda a força no início de novembro" contra o país persa e que espera que a União Europeia se comporte "muito bem" no cumprimento das medidas punitivas.

PUB

O magnata republicano fez ameaças aos países que tentarem driblar as sanções impostas a Teerã, especialmente os membros da União Europeia. "Quem não respeitar as sanções sofrerá sérias consequências", advertiu.

Na última segunda-feira (24), a chefe da política externa da UE, Federica Mogherini, afirmou que o bloco estaria trabalhando para criar uma entidade legal que compraria petróleo e realizaria outras operações comerciais com Teerã, o que violaria as sanções impostas pelos Estados Unidos desde agosto.

"A carneficina provocada pelo regime da Síria só é possível porque Rússia e Irã permitiram", acrescentou Trump, em referência ao apoio dos países ao regime de Bashar Al Asad, que também é combatido pelo governo do republicano. Esta é a primeira vez que Trump preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas e as declarações de hoje renderam críticas do presidente francês, Emmanuel Macron.

"A questão do Irã não se resolve com uma política de sanções e isolamento", disse Macron, que fez um apelo para que os países-membros do Conselho de Segurança permaneçam unidos.

"Não estou de acordo com o método seguido pelo presidente Donald Trump com relação ao Irã. Devemos ter uma estratégia comum de longo prazo que garanta a estabilidade na região. As bases para novas negociações já existem", disse o francês, referindo-se ao acordo nuclear firmado por Barack Obama em 2015, junto com outras potências mundiais como Reino unido, França, Alemanha e Rússia, que se opuseram à saída dos Estados Unidos. Donald Trump classificou o acordo como um "desastre" e retomou sanções econômicas ao Irã no último mês de agosto. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos