UFRJ prepara projeto contra incêndio em prédios históricos

Comitiva da universidade se reuniu com bombeiros para discutir a regularização de edifícios tombados

© Ricardo Moraes/Reuters

Brasil Após Museu Nacional 27/09/18 POR Estadao Conteudo

Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte da capital fluminense, no último dia 2, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está elaborando um projeto de segurança e prevenção contra o fogo para adequar outros prédios históricos centenários sob a tutela da instituição às normas vigentes.

PUB

Na última segunda-feira, uma comitiva da UFRJ esteve reunida com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Roberto Robadey Jr., para debater a regularização da situação das edificações históricas. Na sexta-feira anterior, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori, esteve no Rio visitando diversas instalações da UFRJ que precisam de adequação de infraestrutura.

Em nota oficial da reitoria, a UFRJ informou que "discutiu com o Corpo de Bombeiros a realização de termo de ajuste de conduta para adequação de prédios da universidade".

"Muitas edificações foram construídas antes de as normas vigentes para combate a incêndios entrarem em vigor. A universidade possui prédios históricos e tombados, bem como edifícios construídos há cerca de cinquenta anos, que demandam adequações de infraestrutura", disse a universidade. "A UFRJ também estuda formas de cooperação para aumentar a presença do Corpo de Bombeiros na Cidade Universitária."

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, disse que "o objetivo da parceria não é isentar as edificações do Certificado de Aprovação previsto na legislação vigente".

"A ideia é a corporação auxiliar na confecção de projetos de segurança e propor atividades de prevenção."

Um projeto de adequação será apresentado pela reitoria para ser avaliado em conjunto com os Bombeiros. Custos e investimentos não foram divulgados.

Na visita que fez à UFRJ na semana anterior, Sartori visitou prédios históricos sob a tutela da universidade, como o Museu Nacional, o palácio universitário da Praia Vermelha, a Escola de Música (todos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional, o Iphan), além do Instituto de Filosofia, do Centro de Ciências da Saúde.

Sartori pediu à Reitoria que apresente as demandas mais urgentes em termos de obras, para que o ministério consiga liberar recursos ainda este ano. "Precisamos agir com presteza e diligência", disse.

A vice-reitora da UFRJ, Denise Nascimento, que acompanhou a visita, afirmou: "Vamos planejar ações emergenciais de curto prazo para concluir ações ainda em 2018".

As discussões sobre orçamento foram acompanhadas por Weber Gomes de Souza, coordenador geral de planejamento e orçamento das instituições federais de ensino do MEC. E também por Roberto Gambine, pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ.

Sartori se comprometeu a publicar uma portaria definindo as próximas ações no Museu Nacional. O documento informará as atribuições de diversos agentes envolvidos na recuperação do prédio, entre eles o MEC, a reitoria, a direção do museu, o Iphan, o Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 1 Hora

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 21 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

esporte Tênis Há 23 Horas

Fonseca evita comparações com ídolos do tênis: "Quero só ser o João"

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala