Astronauta anuncia nova missão espacial

Italiano Luca Parmitano será o primeiro de seu país a comandar a ISS

© Reuters / Nasa

Tech NOVO PROJETO 28/09/18 POR ANSA

O astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia (ESA), anunciou uma nova missão nesta quinta-feira (27), no Centro de Observação da Terra, em Frascati, nos arredores de Roma.

PUB

A "Beyond" ("Além", em tradução livre) levará Parmitano pela segunda vez ao espaço e o tornará o primeiro italiano no comando da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). "É um papel que pretendo enfrentar com muita humildade", declarou.

+ Vídeos e imagens revelam como é estar na superfície de um asteróide

O encontro organizado pela ESA em Frascati coincidiu com o aniversário de 42 anos do astronauta e serviu para revelar o nome e o logo de sua missão. "Quando escolhi esse nome, procurei sintetizar em uma palavra tudo o que se faz no espaço", contou.

O logotipo contém um círculo principal, que representa o capacete do astronauta, cujo visor simula a Terra e sua órbita. No lado esquerdo, estão três círculos concêntricos, símbolos dos objetivos da exploração espacial: a Lua, Marte e um terceiro que sugere a ideia do espaço profundo.

A missão está prevista para partir em julho de 2019, e junto de Parmitano estarão o norte-americano Andrew Morgan, o russo Alexander Skvortsov e Cimon, a primeira forma de inteligência artificial destinada a embarcar para a estação espacial.

O acrônimo de "Crew Interactive Mobile Companion" é um robô que permitirá o acesso a uma enorme quantidade de dados e, além de fornecer informações, seu sistema analisará as expressões e o humor dos astronautas. O Cimon é uma esfera de 32 centímetros de diâmetro, pesa cinco quilos, e seu rosto é um display com olhos, nariz e boca estilizados.

Projetado para escutar, observar e falar com o homem, o robô será um grande companheiro de viagem de Parmitano. "Um experimento relevante tanto do ponto de vista tecnológico quanto humano", afirmou o astronauta.

Além do robô, mais de 50 experimentos estão previstos para ser realizados no espaço. "A ciência nos ajuda a ir além da órbita terrestre e permitirá que as próximas gerações possam chegar na Lua e em Marte", disse o italiano. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 17 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 19 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 18 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 18 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad