© Leah Millis/Reuters
Após as críticas do presidente americano Donaldo Trump às relações comerciais com o Brasil, o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Abrão Neto, afirmou que os EUA tiveram um superávit de US$ 90 bilhões apenas no comércio de bens com o Brasil nos últimos dez anos.
PUB
"Se forem considerados bens e serviços, essa relação é favorável para os EUA em US$ 250 bilhões", afirmou o secretário, durante a divulgação da balança comercial brasileira de setembro.
"No ano passado, nossas exportações para os EUA cresceram 6,2%, e nossas importações mais que o dobro, 13,3%. Existe um viés crescente da corrente de comércio", completou.
+ Balança comercial tem superávit de 4,971 bilhões de dólares em setembro
De acordo com Abrão, é necessário entender melhor o contexto e teor das declarações de Trump.
"Nós precisamos entender mais em detalhes qual é o contexto e o teor do pontos de preocupação externados pelos EUA. De maneira geral, temos uma relação comercial muito positiva com os EUA, é o nosso segundo principal parceiro comercial. Temos um comércio com um perfil muito complementar e estratégico de trocas comerciais", ponderou.
O secretário também disse que há diversos temas que podem ser aprofundados na relação bilateral.
"Há uma avenida de temas a serem aprofundados na relação bilateral, que podem contribuir mais ainda para o fortalecimento do comércio entre Brasil e EUA." Com informações da Folhapress.