Ampla defesa dos acusados justifica divulgação de delação, diz Moro

Juiz da Lava Jato rechaçou o risco de exploração política do processo

© REUTERS/Rafael Marchante

Política Declaração 02/10/18 POR Folhapress

No despacho que tornou públicos trechos da delação do ex-ministro Antonio Palocci, o juiz federal Sergio Moro afirmou nesta segunda (1º) que a medida permite a "ampla defesa dos acusados" e rechaçou o risco de exploração política do processo.

PUB

Moro divulgou um dos depoimentos do ex-ministro numa ação na qual Palocci é réu, que trata de supostas irregularidades envolvendo a compra de um terreno para o Instituto Lula em São Paulo. O acordo foi homologado em junho, pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, e sua íntegra permanece sob sigilo.

Para o magistrado, dar publicidade a esse depoimento específico, que trata do loteamento de cargos na Petrobras e da arrecadação ilícita de recursos pelo PT, não traz riscos às investigações e ajuda a instruir os autos.

"Havendo ação penal em andamento, a publicidade se impõe, pelo menos no que se refere a depoimento que diz respeito ao presente caso", escreveu Moro, citando a lei das colaborações premiadas, que estabelece que o acordo "deixa de ser sigiloso assim que recebida a denúncia".

+ Decisão no período eleitoral é imprópria, diz Gilmar Mendes

Moro também afirmou que não vislumbra risco de exploração política do processo, como argumentou a defesa do ex-presidente Lula -que pedia a suspensão da ação durante o período eleitoral.

Para o juiz, alguns interrogatórios na Justiça Federal do Paraná foram transformados, "especialmente [por Lula]", em "eventos partidários". Isso o levou a adiar depoimentos na ação que trata do sítio de Atibaia (SP), em que o ex-presidente também é réu, para que eles não coincidissem com a campanha eleitoral.

Esse risco, porém, não existiria mais na ação de Palocci, já que todas as audiências foram realizadas e resta apenas a apresentação de peças escritas.

Moro não faz nenhuma menção específica ao momento eleitoral no trecho em que decide sobre a derrubada do sigilo da delação. Em evento na noite desta segunda, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Curitiba, o juiz não quis comentar a decisão, e disse que seus motivos estão "no despacho".

A divulgação do depoimento de Palocci em meio ao processo eleitoral foi criticada pela defesa do ex-presidente Lula, que afirmou que a medida reforça "o caráter político dos processos" relacionados ao petista. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 7 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 6 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo