© iStock
O tempo seco pode afetar diretamente a performance na hora de treinar. Isso ocorre pela dificuldade ao respirar em exercícios praticados principalmente ao ar livre. O professor Denis Timote da Silva, da Needs Academia, dá algumas sugestões para que esta condição climática não interfira no desempenho dos praticantes de atividades físicas.
PUB
+ Especialista diz o que se deve fazer para driblar a infertilidade
O primeiro passo é optar por lugares fechados que tenham umidade. Outro pormenor é evitar a realização de exercícios ao ar livre das 9h30 às 16h. As academias são a melhor opção já que, na maioria das vezes, estes espaços contam com vaporizadores e fácil acesso à água. A hidratação é fundamental.
O vestuário é extremamente importante. O recomendado é utilizar roupas claras, leves e com o tênis sempre apropriado para cada tipo de treino. Ademais, é necessário reduzir o ritmo dos exercícios em aproximadamente 20%, praticá-los dentro do limite, já que o clima seco faz com que o cansaço apareça mais cedo. Alguns sintomas como tontura, dor de cabeça, vista turva, coração disparado, câimbras, sangramento do nariz e fadiga além do normal, são sinais de alerta e, caso surjam, é preciso que o exercício seja interrompido imediatamente.