O que mudou um ano após denúncias contra Harvey Weinstein?

#MeToo colaborou com candidaturas femininas nos EUA

© REUTERS 

Fama #metoo 05/10/18 POR ANSA

Completa nesta sexta-feira (5) exatamente um ano do escândalo publicado pelo jornal norte-americano "The New York Times" que mudou Hollywood. O estouro de denúncias de estupros e assédios sexuais que originaram o movimento #MeToo culminaram em um tsunami de reações, como a recente denúncia de Christine Blasey Ford, que acusa o juiz indicado à Suprema Corte dos Estados Unidos Brett Kavanaugh de violência sexual.

PUB

Hoje, com o produtor Harvey Weinstein algemado, o ator Bill Cosby usando o uniforme laranja das prisões federais, o diretor Woody Allen produzindo provavelmente seu último filme e o cineasta Roman Polanski expulso do quadro de membros da Academia do Oscar, muito mudou desde o último 5 de outubro.

"Há 20 anos o produtor de Hollywood Harvey Weinstein convidou Ashley Judd a Beverly Hills, para o que a atriz achou que seria uma entrevista de emprego. Mas ele a fez subir para o quarto, se apresentou de roupão e pediu que ela lhe fizesse uma massagem ou lhe olhasse enquanto tomava banho", escreveu o Times no começo de uma série de denúncias que mudou a história dos Estados Unidos.

+ Wesley Safadão faz sua estreia em Paris e assiste a partida de futebol

Depois do escândalo, Weinstein teve sua vida virada do avesso.

Em três dias, foi demitido da Weinstein Co., estúdio que fundou com seu irmão e terminou em falência, teve o seu casamento acabado, e hoje, depois de diversas prisões domiciliares, ele aguarda o processo com primeira audiência para 8 de novembro, quando pode ser sentenciado à prisão perpétua.

O ator Kevin Spacey foi retirado de "House of Cards", série na qual era protagonista, e viu a sua carreira queimar em outubro do ano passado. Louis C.K. foi um dos poucos que tentou se erguer depois do escândalo. O comediante se masturbava na frente das colegas.

As mulheres que quebraram o silêncio foram eleitas "Pessoa do Ano" pela revista "Time", bem a tempo de dizer adeus da cena política ao senador democrata Al Franken, também acusado de cometer abusos sexuais. Já o chef americano Mario Batali, acusado de abusar de mulheres inconscientes, foi expulso do Eataly. A Amazon congelou o lançamento de "A Rainy Day in New York", de Woody Allen, quando as denúncias feitas por sua filha adotiva, Dylan Farrow, reacenderam. O diretor não encontrou fundos para a estreia e talvez esse seja o último filme da sua carreira.

"Foi criada uma percepção de que certas coisas não são mais aceitáveis e que, quando se está em um sistema assim, é preciso levantar a voz e denunciar", disse Nina Shaw, advogada e uma das fundadoras do grupo Time's Up, movimento contra o assédio sexual fundado com o efeito Weinstein e ao #MeToo.

Ainda que Hollywood e Washington estejam distantes geograficamente, o escândalo de 5 de outubro pode causar efeitos no próximo 1º de novembro, nas eleições norte-americanas de meio mandato. A onda do #MeToo ajudou a bater um número recorde de mulheres candidatas, na maioria democratas, e isso pode ser determinante para uma mudança na política dos Estados Unidos. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama