A Indonésia está lidando mais uma vez, com trabalhos de resgate, salvamento e recuperação depois de um terremoto de magnitude 7.5 e um maremoto, registrado posteriormente, terem atingido a costa da ilha Celebes, no norte do arquipélago indonésio, na sexta-feira passada (28).
PUB
As autoridades de Jacarta concentram, neste momento, todos os esforços na cidade de Palu (Celebes) na tentativa de encontrar sobreviventes da tragédia.
Segundo o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, mais de 200 mil pessoas, entre as quais milhares de crianças, necessitam de ajuda urgente.
+ Na Indonésia, 31 jovens são achados vivos sete dias após terremoto
As estimativas oficiais indicam também que 66 mil residências e edifícios ficaram destruídos. Estima-se, ainda, que mais de mil pessoas estejam soterradas pelos escombros e lama. De acordo com as autoridades indonésias, o número de mortos subiu para 1.558.
A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica onde, em cada ano, se registram cerca de 7.000 terremotos, a maioria moderados.