© Reuters / Carlos Garcia Rawlins
Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu o noroeste do Haiti na noite desse sábado (6) e deixou ao menos 14 mortos e mais de cem feridos, segundo o governo do país. A polícia local diz que ao menos sete pessoas e mais de cem se feriram em Porto-da-Paz, cidade que estava 12 km do epicentro do tremor.
PUB
Casas e uma delegacia foram destruídas na região, além de um auditório em Gros-Morne, segundo o serviço de proteção civil. Equipes de resgate estão buscando mais vítimas pela região.
A capital do país, Porto Príncipe, que fica a 219 km de distância de Porto-da-Paz, sentiu o tremor, mas não há relatos de feridos ou desabrigados.
O terremoto também teve reflexos na República Dominicana e em Cuba, mas sem registro de danos. O presidente Jovenel Moise pediu para que a população permanecesse calma e ordenou que "todos os recursos da república" fossem usados para ajudar as vítimas.
+ Urnas fechadas: votação para presidente já terminou na Ásia e Oceania
Segundo a agência de proteção civil do país, ao menos 135 pessoas estão sendo hospitalizadas. Este terremoto é um dos mais fortes a atingir o país desde o tremor que deixou centenas de milhares de mortos.
Em 2010, o abalo de 7.1 de magnitude deixou a maior parte da capital em escombros e matou cerca de 300 mil pessoas. Com estruturas debilitadas devido a uma crise econômica e política que se estende por anos, o Haiti é particularmente vulnerável a terremotos. Com informações da Folhapress.