Tocantins: Carlesse é reeleito governador no primeiro turno

Reeleição foi confirmada pelo TSE

© Reprodução/TV Anhanguera

Política apuração 07/10/18 POR Folhapress

Com 57,21% dos votos válidos no Tocantins, o atual governador do estado, Mauro Carlesse (PHS), venceu as eleições neste domingo (7) ainda no primeiro turno. O segundo colocado, o colombiano Carlos Amastha (PSB), ex-prefeito de Palmas, recebeu 31,25% dos votos válidos.

PUB

Atualmente, Carlesse responde a 73 processos na justiça. Cartas precatórias criminais, processos das suas empresas, ações trabalhistas, penais tributárias e execuções fiscais são alguns deles. Em 2015 o governador, então deputado estadual, chegou a ficar preso na Assembleia Legislativa durante 20 dias por não pagar pensão alimentícia à ex-mulher.

Carlesse, agora reeleito, assumiu o governo em março após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB-TO) e sua vice Cláudia Lélis (PV-TO) por caixa dois na campanha de 2014.

Neste domingo foi a terceira vez que os tocantinenses precisaram ir às urnas em 2018. Após a cassação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a realização de eleições suplementares. Em junho, Carlesse foi eleito em segundo turno para o mandato que vai até 31 de dezembro de 2018, em um pleito no qual 34,9% (355.032 eleitores) não compareceram às urnas e 23,46% dos eleitores votaram nulo e branco.

Diferentemente das eleições suplementares, nesta campanha, a polarização ficou entre Amastha e Carlesse. O senador Vicentinho Alves (PR-TO) que concorreu em junho e ficou em segundo lugar, optou por se aliar a Amastha e tentar a reeleição.

O juiz e autor da Ficha Limpa Marlon Reis (Rede-TO) ficou em terceiro lugar com 6,69% dos votos, seguido por César Simoni (PSL) com 4,52% dos votos e, por fim, Bernadete Aparecida (PSOL), com 0,32%.

Durante a campanha, Carlesse não compareceu a nenhum dos debates na televisão. O governador teve ainda que se ausentar da agenda de compromissos para acompanhar a mãe Olívia Carlesse, que ficou internada na UTI em São Paulo.

Já o segundo colocado, Carlos Amastha, ainda no início da campanha, chegou a anunciar em um vídeo nas redes sociais que não iria mais concorrer após receber a notícia de que dois partidos de sua coligação haviam abandonado a chapa. Um dia depois o ex-prefeito voltou atrás e confirmou a candidatura.

Mauro Carlesse é natural de Terra Boa (PR). No Tocantins, atuou como empresário e agropecuarista. Começou na política filiado ao Partido Verde (PV) e chegou a ser candidato à prefeitura de Gurupi em 2012, cidade no Sul do estado.

Em 2013 filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e venceu as eleições de 2014 para deputado estadual. Em julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

lifestyle Os Astros Dizem Há 10 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo