© Reuters
No início da tarde desta segunda-feira (23), a zona sul paulistana registrava a pior situação, com 39 km, seguida pela zona oeste (31 km) e a zona leste (13 km). A situação era mais tranquila nas regiões norte (7 km) e central (2 km). Sem a possibilidade de decretar feriado, pois o pedido foi recusado pela Câmara Municipal, a prefeitura adotou medidas para minimizar os impactos na volta dos paulistanos para casa.
PUB
Em relação ao trânsito, o rodízio de carros foi ampliado das 7h às 20h. A prefeitura interditou muitas ruas, impedindo a circulação de carros particulares em lugares como a Fifa Fan Fest, o Itaquerão e o bairro Vila Madalena, onde se concentram muitos torcedores.
Além disso, o governo municipal, em reunião com entidades patronais, obteve acordo para a dispensa escalonada dos funcionários. No caso dos bancários, por exemplo, a jornada passou a ser das 8h às 12h30. No comércio, os associados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP) foram orientados a fazer a dispensa gradativa dos funcionários, em especial nos estabelecimentos da região central. Para o funcionalismo municipal foi decretado ponto facultativo.