Após novo atraso, Metrô promete estação SP-Morumbi para este mês

Ao longo de setembro, o governo Márcio França (PSB), candidato à reeleição, chegou a fechar por algumas horas a linha aos domingos para testes com os trens

© Reuters / Nacho Doce

Brasil transporte 09/10/18 POR FABRÍCIO LOBEL - Folhapress

FABRÍCIO LOBEL, Folhapress - Era para ser em 2008. Anos depois, o prazo foi prorrogado para 2012, 2014, até que, no início deste ano, o Metrô de São Paulo firmou para setembro de 2018 a nova meta de entrega da estação São Paulo Morumbi, da linha 4-amarela. Mas também não foi desta vez. A obra atrasou e, agora, o Metrô promete entregar a estação na zona oeste da cidade até o fim deste mês de outubro.

PUB

Ao longo de setembro, o governo Márcio França (PSB), candidato à reeleição, chegou a fechar por algumas horas a linha aos domingos para testes com os trens, que não têm maquinistas e funcionam por sensores e controladores à distância. Ainda assim, a inauguração da nova estação não aconteceu. 

Segundo o Metrô, a São Paulo-Morumbi está com 95% de suas obras prontas. Mas a visão do canteiro de obras, na esquina das avenidas Professor Francisco Morato e Jorge João Saad, no Morumbi, são pouco animadoras. A parte estrutural da estação na superfície não foi finalizada e falta o acabamento da obra.

Na manhã desta terça-feira (9), operários trabalhavam na cobertura. As escadas rolantes já foram instaladas, mas as fixas ainda estão em concreto exposto. A colocação de pisos está em fase inicial.

Segundo fotos do Metrô, os andares inferiores da estação estão mais bem acabados, já com piso e iluminação. 

A estação São Paulo-Morumbi é a mais próxima ao estádio do São Paulo, a cerca de 1,5 km de distância (cerca de 20 minutos a pé). A estação terá ainda um terminal de ônibus integrado a ela.

A inauguração expandirá a linha 4-amarela pela primeira vez desde 2011, quando este ramal do metrô passou a ligar o Butantã à estação da Luz. Desde então, as estações Fradique Coutinho, Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire foram inauguradas ao longo do trecho já implantado. 

Assim, a linha passará de 8,5 km para cerca de 11 km de extensão. Restará ainda a estação Vila Sônia, prevista para o ano que vem. O governo do estado tem ainda o projeto, e fez a promessa, de levar a linha até a cidade de Taboão da Serra. Essa seria a primeira estação do Metrô fora da cidade de São Paulo.

O Metrô diz que todas as obras de grande porte e complexidade, como a construção de estações de metrô, estão sujeitas a intercorrências em razão de licenças ambientais, processos desapropriatórios e até mesmo abandono das obras pelas empreiteiras em razão da crise econômica.

O Metrô lembra ainda que o consórcio que foi contratado para construir a linha 4 abandonou a obra em 2015. Em 2016, uma nova empresa foi contratada e a construção retomada. 

A linha 4-amarela consta dos primeiros projetos do Metrô, desenhada antes mesmo da fundação da companhia. O primeiro a anunciar a sua construção foi o ex-governador Mário Covas (PSDB), em 1995. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 9 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 9 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 10 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 5 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Vídeo Há 9 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Viralizou Há 10 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 11 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 11 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 8 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

politica Investigação Há 9 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF