© REUTERS/Rafael Marchante
O furacão Leslie deve atingir a Península Ibérica, onde estão Espanha e Portugal, na noite deste sábado (13), este é o mais poderoso a atingir a região desde 1942, segundo autoridades locais.
PUB
Leslie vai chegar ao território continental já como depressão pós-tropical, mas ainda com ventos que podem chegar as máximas históricas de 180/190 km/hora.
+Milhares juntam-se no centro de Berlim contra o racismo e xenofobia
“O Leslie está neste momento em aproximação ao território do continente com uma probabilidade de 95%. Ele deverá atingir como depressão pós-tropical, não como ciclone tropical ou furacão que foi até há muito pouco tempo”, disse à Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Nuno Moreira.
"Apesar de neste momento o aviso vermelho esteja emitido e a referência seja os 130 km/hora, há uma possibilidade de 40% de que as rajadas sejam superiores a 145 km/hora e uma possibilidade de 10% de que a rajada possa ser superior os 180/190 km/hora nesta região centro, o que configuraria uma máxima histórica". continuou o meteorologista.
Alertas
Em Portugal, 13 dos 18 distritos estão em alerta vermelho, o mais intenso da escala.
A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje para o agravamento do estado do tempo no final do dia, aconselhando os pescadores que se encontram no mar para retornar ao porto de abrigo mais próximo.
As autoridades governamentais também recomendaram que as pessoas evitem as áreas ribeirinhas em Lisboa depois das 18h da tarde (14h no horário de Brasília).