Djokovic bate Coric, vence em Xangai pela 4ª vez e se aproxima do topo

O ex-número 1 do mundo arrasou o croata Borna Coric na final do Masters 1000 de Xangai

© Aly Song/Reuters

Esporte disposição 14/10/18 POR Estadao Conteudo

Novak Djokovic voltou a mostrar neste domingo (14) que está disposto a retomar o domínio no circuito. Transbordando confiança, o ex-número 1 do mundo arrasou o croata Borna Coric na final do Masters 1000 de Xangai, levantou o troféu do torneio chinês pela quarta vez e ainda sacramentou a 18ª vitória consecutiva na temporada. O sérvio venceu a partida decisiva pelo placar de 6/3 e 6/4, em 1h36min.

PUB

De quebra, o atual número três do mundo ficou ainda mais perto de retomar o topo do ranking. Com os resultados da semana - as suas vitórias e a queda do suíço Roger Federer na semifinal -, Djokovic já havia garantido a volta à segunda colocação do ranking, desbancando o próprio Federer.

O título o deixou ainda mais perto do espanhol Rafael Nadal, atual líder da lista da ATP. Apenas 215 pontos separam os dois tenistas. E o sérvio não tem nenhum ponto a defender até o fim da temporada. A retomada do topo parece questão de tempo. Ele não ocupa o posto de número 1 do mundo desde o fim de outubro de 2016. Em junho deste ano, chegou a figurar em 22º.

+ Após aposentadoria na F-1, Massa abandona plano de 'ano sabático'

No embalo dos títulos em Cincinnati e do US Open, Djokovic encerrou sua campanha em Xangai sem perder sets. E deixou pelo caminho rivais como o sul-africano Kevin Anderson, sua vítima na final de Wimbledon, e o alemão Alexander Zverev, ex-número três do mundo. Na final ele enfrentou o 19º do ranking, que disputava sua primeira final deste nível.

E Coric não conseguiu oferecer muita resistência em quadra. Em um set inicial equilibrado, Djokovic não teve o saque ameaçado e foi eficiente ao aproveitar a única chance cedida pelo rival para faturar a quebra. No segundo, o sérvio fez valer a experiência e a boa fase para mostrar mais força na final.

Ele chegou a ceder um break point, não convertido pelo croata. Mas impôs pressão e obteve uma quebra em oito chances sobre o adversário, que havia eliminado Roger Federer na semifinal. Coric, de 21 anos, ainda salvou três match points antes de ceder a vitória ao favorito.

Com a conquista, Djokovic também se aproximou de Nadal na disputa direta pelo recorde de títulos de torneios de nível Masters 1000. Ele tem 32, contra 33 do espanhol. No geral, o sérvio soma 72 troféus, sendo quatro deles obtidos neste ano. Antes de vencer em Xangai, ele foi campeão em Wimbledon, Cincinnati e no US Open. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos