Questionado sobre indulto, Haddad diz que Lula não pede benefício

Segundo o candidato do PT, ex-presidente quer 'um julgamento justo'

© Reuters

Política ENTREVISTA 15/10/18 POR Folhapress

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, voltou a afirmar, quando questionado sobre a possibilidade, se eleito, de dar um indulto ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, que ele não quer. 

PUB

"Ele não pede. É engraçado vocês me pedirem para me posicionar sobre algo que o presidente não está pedindo. Ele está pedindo um julgamento justo", disse Haddad em entrevista ao site do jornal El País neste domingo (14). 

O ex-mandatário está preso na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba desde abril, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

"O caso Lula é um caso específico, que até o [Comitê de Direitos Humanos da] ONU já se manifestou. Se você consultar vários juristas, criminalistas, você vai verificar que a maioria vê uma fragilidade enorme nesse processo... Mas eu confio nos recursos. Tem dois tramitando, um para o STF e um para o STJ. E eu confio que as cortes superiores, sobretudo depois da eleição, vão ter a serenidade de avaliar o processo com mais isenção, pelo menos", afirmou o candidato do PT. 

+ Liberdade religiosa deve ser garantida no país, diz Haddad

Em setembro, o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, afirmou que o plano de Lula é eleger Haddad para sair da cadeia.

Dias depois, Haddad afirmou, em entrevista à rádio CBN e ao site G1, que o próprio Lula descarta a probabilidade e defende que saia da cadeia provando na Justiça que é inocente.

 "Lula é o primeiro a dizer que não quer favor, quer reconhecimento do erro do Judiciário", disse. "Não. Não ao indulto", completou. 

Presidente nacional da legenda, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann também já afirmou que Lula vai sair da prisão provando que não cometeu crimes.

A Constituição prevê que o presidente da República decrete o indulto de condenados. O indulto individual, chamado de "graça", está previsto na legislação e pode ser concedido mediante pedido de um condenado. 

Ao El País, Haddad também rechaçou perguntas sobre o apoio do PT a ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela, afirmou que "não tem compromisso com nenhum regime autoritário" e chamou Bolsonaro de "carrasco". 

"Estou concorrendo possivelmente com o maior carrasco que esse país já teve. Ele verbaliza isso com a maior naturalidade e a imprensa agora naturalizou o Bolsonaro. É 'Bolsonaro paz e amor'. [...] Desde que ele se conhece por gente, defende a ditadura. Aí cria o fantasma Venezuela para virar o sinal do jogo."

O petista ainda afirmou que "não vai permitir a instalação de base militar americana" no Brasil, e que os  "EUA estão pouco se lixando para a democracia no mundo". Segundo ele, colocar o Brasil e a Venezuela em oposição é deixar criar conflito armado em dois países que podem se entender. 

"Podemos ajudar a Venezuela a sair dessa confusão. Inclusive, se for necessário repreender, nós temos o Grupo do Mercosul que pode ser usado. Brasil e Argentina têm muito peso no subcontinente", disse Haddad. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 21 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 19 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia