Dia do Professor: veja personagens que ficaram conhecidos pela docência

Raimundo Nonato e professora Helena são os mais lembrados

© Divulgação/Canal VIVA

Fama DIA do PROFESSOR 15/10/18 POR Folhapress

Do inesquecível professor Raimundo Nonato, vivido pelo humorista Chico Anysio (1931- 2012), na "Escolinha do Professor Raimundo", à sonhadora e querida professora Helena (Gabriela Rivero), da novela mexicana "Carrossel", os docentes costumam ter papel de destaque na dramaturgia, seja na televisão ou no cinema.

PUB

No Brasil, um dos mestres mais lembrados é o professor Raimundo, personagem que surgiu em 1952, na rádio Mayrink Veiga e ganhou um programa só seu na Globo, em 1990. Na escolinha do mestre, passaram grandes nomes do humor, como Walter D'Ávila (1911-1996), Rogério Cardoso (1937-2003), Tom Cavalcante, Claudia Jimenez e Claudia Rodrigues. 

+ Bruna Marquezine e Neymar dão indícios de novo término, diz colunista

O programa foi exibido até 1995, e depois teve mais uma temporada em 2001. Em 2015, como forma de homenagear os 25 anos da Escolinha, a Globo e o canal Viva apresentaram uma nova versão do humorístico, dessa vez, com Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio, na pele do professor Raimundo e o seu famoso bordão: "E o salário ó." 

Novos comediantes e atores, como Marcelo Adnet, Otaviano Costa e Dani Calabreza participam da atração. O programa deu certo e já caminha para a sua quarta temporada. 

Ainda no universo do humor, o professor Girafales ( Rubén Aguirre - 1934-2016), de Chaves, e o professor Tibúrcio (Marcelo Tas), do programa Rá-Tim-Bum, da Cultura, são muito lembrados. Nas novelas brasileiras, a professora Lu, papel de Leila Lopes (1959-2009), em "Renascer" (Globo, 1993), fez grande sucesso.

O drama da professora Raquel (Helena Ranaldi), da novela "Mulheres Apaixonadas" (Globo, 2003), que apanhava de raquetadas do marido Marcos (Dan Stulbach) levantou a discussão sobre a violência contra as mulheres. Ao mesmo tempo, a novela abordou o envolvimento da professora com o aluno Fred (Pedro Furtado).

Bem mais leve, na lúdica  "Meu Pedacinho de Chão" (Globo, 2014), a atriz Bruna Linzmeyer interpretou a doce professora Juliana, que tinha cabelos cor-de-rosa. Há, ainda, os filmes, como "Sociedade dos Poetas Mortos", com o inspirador professor John Keating, vivido por Robin Williams (1951-2014). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 2 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG Há 22 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama HELÔ-PINHEIRO Há 22 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

fama CHRIS-BROWN Há 21 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 21 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 16 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 19 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

brasil PRAIA-AMBIENTE Há 22 Horas

Verão começa com 18 praias impróprias para banho em São Paulo

esporte FUTEBOL-SÃO PAULO Há 22 Horas

São Paulo conta com apoio de patrocinador master por reforço de peso