Traficantes de droga nos EUA usam cada vez mais os correios

Afirmação é baseada em levantamento feito pelo inspetor-geral do Serviço Postal do país

© DR

Mundo Relatório 17/10/18 POR Lusa

Os traficantes de droga utilizam cada vez mais o serviço de correios tradicional dos Estados Unidos para o comércio ilegal, revela um relatório entregue ao Senado americano, divulgado nesta quarta-feira (17).

PUB

A afirmação é baseada no levantamento feito pelo inspetor-geral do Serviço Postal dos Estados Unidos da América (EUA) - uma agência independente controlada pelo governo federal. A prática é facilitada pela garantia de inviolabilidade das cartas e pacotes.

"Traficantes de droga nacionais e internacionais anunciam, na sua promoção junto aos clientes, que utilizam o Serviço Postal para distribuir drogas ilícitas. De 104 'sites' de drogas ilícitas pesquisados na 'dark web' e que identificavam o remetente, 92% (96) indicaram que usam o Serviço Postal. Na Internet de livre acesso, 80% (16) dos 20 'sites' consultados davam conta do uso do Serviço Postal", revela o relatório, entregue no Senado dos EUA, em setembro, e agora tornado público.

+ Vítimas de ataque em colégio na Crimeia morreram baleadas

Na investigação promovida pelo inspetor-geral, detectou-se que a preferência dos traficantes de droga pelo Serviço Postal americano deve-se ao fato de, por lei, ser necessária uma procuração judicial para abrir qualquer carta ou pacote, sejam de proveniência nacional ou internacional.

Enquanto as empresas privadas de correio estão autorizadas a inspecionar encomendas, sempre que haja alguma suspeita de irregularidade, o Serviço Postal tem restrições legais a esse nível, estipuladas pela sua natureza de agência independente do governo federal.

"Por exemplo, um traficante de cocaína reclamava ter utilizado o Serviço Postal para distribuir com sucesso cerca de quatro mil encomendas, dizendo que tinha tido 100% de sucesso", indica o inspetor-geral no seu relatório, feito a pedido da senadora Claire McCaskill.

Por isso, o inspetor-geral recomenda que o Congresso dos EUA autorize que o Serviço de Inspeção Postal possa abrir e inspecionar qualquer encomenda suspeita de conter drogas ilícitas, mesmo sem autorização judicial.

O relatório recomenda, ainda, que o Congresso endureça o quadro penal para quem utilize o Serviço Postal para distribuir drogas ilícitas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 9 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 9 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 10 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 5 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Vídeo Há 9 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Viralizou Há 10 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 12 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 11 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 8 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

politica Investigação Há 9 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF