Versão 2019 do time do São Paulo deve ter poucas caras novas

As prioridades na hora de ir às compras serão a lateral direita e o meio-campo, mais especificamente na função da armação

© REUTERS / Sergio Moraes (Foto de arquivo) 

Esporte Elenco 18/10/18 POR Estadao Conteudo

Diferentemente do que fez em temporadas recentes, o São Paulo não planeja grandes reformulações no elenco para 2019. Os principais jogadores do time têm contratos que terminam, no mínimo, em dezembro do ano que vem, casos de Nenê e Diego Souza. As carências estão na lateral direita e na função de armador, posições que a diretoria pretende reforçar. Falta, é claro, definir a situação do técnico Diego Aguirre, nome preferido de Raí, diretor executivo de futebol, para seguir no comando da equipe.

PUB

Antes de ir ao mercado, porém, é preciso aguardar a colocação do time no Campeonato Brasileiro. Estar na próxima Copa Libertadores será um atrativo fundamental na hora de negociar com as futuras peças desejadas.

Atualmente, o São Paulo ocupa a quarta posição na tabela, o que lhe garantiria vaga direta na fase de grupos do torneio. Por mais que o título não esteja descartado, internamente o foco é reverter o mau momento e se garantir entre os quatro melhores do campeonato. De qualquer forma, a ideia é trabalhar com a base que já está no CT da Barra Funda.

Quando assumiu o departamento de futebol, em dezembro de 2017, Raí precisou adaptar o planejamento da atual temporada de acordo com arranjos anteriores. Agora é diferente. Quem chegou já assinou por períodos longos, dentro da lógica de manutenção de elenco. A exceção foi mesmo Aguirre, que desembarcou no Morumbi em março com um acordo válido apenas até o fim deste ano.

+ Cruzeiro vence Corinthians e é hexa da Copa do Brasil

Mas o cenário já é bem diferente do visto nos últimos anos, quando o São Paulo realizou aquisições por empréstimos curtos e acabou perdendo os jogadores pouco tempo depois.

Em 2015, por exemplo, o clube trouxe o zagueiro Dória, do Olympique de Marselha, que chegou em fevereiro e acabou indo embora em julho. Em 2016, o mesmo aconteceu com o atacante Calleri e com o zagueiro Maicon. Em todos esses casos, o clube serviu de vitrine para os atletas, que foram bem e favoreceram os donos de seus direitos na hora de inflacionar a oferta de venda. Maicon, por exemplo, virou xodó da torcida, que pressionou a diretoria. Emparedada, ela acabou gastando mais de R$ 20 milhões para ficar com ele em definitivo.

QUEM VEM? - As nove partidas restantes do Brasileirão servirão também para a diretoria avaliar se é o caso de emprestar algumas peças que não estejam rendendo o esperado. Já as prioridades na hora de ir às compras serão a lateral direita e o meio-campo, mais especificamente na função da armação.

Para esta última, a ideia é ter um substituto à altura de Nenê. Shaylon está vários degraus abaixo e outras opções, como Everton Felipe, não têm as mesmas características do camisa 10. O problema ficou evidente agora que Nenê entrou em declínio técnico juntamente com a equipe. Aguirre se viu sem alternativas, tanto que tem substituído o armador por atacantes, e não por meias, nos últimos jogos.

+ Atlético-MG anuncia volta de Levir Culpi para a vaga de Thiago Larghi

Já na lateral, Bruno Peres se tornou opção única desde que o clube rescindiu o contrato de Régis, no início do mês, devido a problemas pessoais do jogador. Contra o Atlético-PR, por exemplo, no próximo sábado, Aguirre terá de recorrer a um volante (Araruna ou Hudson) ou um zagueiro (Rodrigo Caio) para suprir a ausência do titular, que está suspenso.

Neste ano, alguns nomes já foram especulados, casos de Yago Pikachu (Vasco), Michel Macedo (Las Palmas-ESP) e Jorge Moreira (River Plate-ARG).

Posição também em análise é a de goleiro. Sidão tem 35 anos e mesmo na fase boa do time não transmitia confiança à torcida. Jean, que entrou em seu lugar na última partida, contra o Internacional, e ganhará sequência nas rodadas restantes do Brasileiro, é aposta ainda de risco. Tem 22 anos e, se for bem no teste, pode ficar com a vaga de titular. Caso contrário, o clube estuda a possibilidade de trazer alguém mais experiente. O uruguaio Martín Silva, de 35 anos, atualmente no Vasco, agrada. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Leia também: Torcida e elenco dão ‘ok’ para retorno de Neymar ao Barcelona

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 20 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia