© iStock
O cassoulet é um parente da nossa feijoada, por isso os brasileiros estão familiarizados com este tipo de preparo. Três cidades disputam a origem e o título de melhor variedade do prato desde a sua origem: Castelnaudary, Carcassonne e Toulouse. A receita com uma cara modernizada foi exigência dos três chefs do Masterchef no episódio 8 da temporada 3 dos profissionais, exibido no dia 9 de outubro. Confira o passo a passo e prepare a sua versão em casa:
PUB
+ TripAdvisor elege a melhor pizza da Itália
Ingredientes
2 xícaras (chá) de feijão-branco (deixe de molho de um dia para o outro)
2 cenouras descascadas e cortadas em rodelas
3 dentes de alho inteiros
2 cebolas (1 picada em cubos e 1 inteira)
cravos-da-índia
100 g de bacon em cubos
80 g de toucinho
5 tomates sem pele e sementes picados
200 g de linguiça defumada sem pele fatiada
Sal e pimenta-do-reino
Farinha de rosca
Buquê de cheiros
1 ramo de tomilho
Modo de preparo
Prepare o buquê de cheiros: envolva os ingredientes em um pedaço de gaze e amarre bem. Reserve.
Em uma panela grande, junte o feijão, o toucinho, 3 dentes de alho, 1 cebola espetada com o cravo-da-índia, 1 cenoura em rodelas e o buquê de cheiros.
Cubra com água e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora ou até que o feijão esteja macio, sem desmanchar (cuide para formar um pouco de caldo).
Em outra panela, frite o bacon, adicione a linguiça e refogue até dourar. Junte a cebola picada e refogue por 5 a 7 minutos.
Adicione o tomate e tempere com sal e pimenta. Cubra com 2 conchas do caldo do feijão e cozinhe até que a carne fique macia.
Escorra o feijão (reserve o caldo e descarte a cenoura, a cebola, o pedaço de toucinho e o buquê de cheiros) e adicione-o à panela de linguiça.
Cubra com o caldo reservado e mantenha em fogo baixo até engrossar. Ajuste o sal e coloque em uma refratária que possa ir ao forno. Polvilhe a farinha de rosca por cima e leve ao forno por 30 minutos, ou até que a crista esteja dourada. Sirva a seguir.