© istock
A maçã, fruta mais conhecida por estar presente na história humana desde os primórdios, agora tem o seu próprio dia. Sim, o “Apple Day” foi criado em 21 de outubro de 1990, pela Associação Common Ground, como uma forma de incentivar o consumo da fruta, visto que é bastante importante à saúde.
PUB
+ Aprenda a fazer Cassoulet, receita pedida no Masterchef
Essa iniciativa fez com que diversos lugares aderissem, assim como aconteceu com o Brasil. Por aqui, a maçã é uma das frutas queridinhas, presentes nas mesas das famílias de todo o país, pois além de muito saborosa, traz uma série de benefícios à saúde.
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maça (ABPM), “a maçã brasileira é sua aliada na luta contra os radicais livres! Substâncias chamadas flavonoides e polifenóis, presentes na fruta, agem no organismo impedindo a ação dos radicais livres que danificam o nosso DNA e atingem também as células sanguíneas responsáveis pela resistência a doenças. Esses antioxidantes ajudam a diminuir os danos às células sadias e retardam o envelhecimento”.
Apesar da mais recomendada para a saúde ser crua e fresca, que não deixa de ser uma sugestão saborosa, também existem algumas delícias feitas com o fruto. Para estimular o consumo da fruta neste dia 21 de outubro, a Fortaleza, ensina a fazer uma receita com esse ingrediente: rabanada com geleia de maçã caseira. Confira.
Ingredientes
4 maçãs cortadas em cubos, sem casca e sem sementes
Suco de 1 limão
150 g de açúcar refinado
150 ml de água
1 colher de chá de canela em pó
Modo de preparo
Misture o leite, os ovos e o melaço em um recipiente fundo. Mergulhe as torradas, uma a uma, nessa mistura.
Passe as torradas no açúcar com canela e leve-as para grelhar em uma frigideira com margarina, até dourar. Passe-as no papel toalha.
Para fazer a geleia, coloque em uma panela todos os ingredientes e deixe-os em fogo baixo até que a geleia engrosse e ganhe consistência, mexa de vez em quando.
Espere a geleia esfriar para, em seguida, derramá-la sobre a rabanada.