5 em cada 7 tweets a favor de Bolsonaro foram feitos por robôs

Os números fazem parte de um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas (FGV)

© Reuters / Dado Ruvic

Tech Twitter 21/10/18 POR Estadao Conteudo

A pouco mais de uma semana do segundo turno da eleição, as menções sobre os presidenciáveis no Twitter caíram 38% na semana entre 10 e 16 de outubro, para 10,5 milhões de tuítes. A reta final da corrida eleitoral, entretanto, traz uma retomada do crescimento da atuação de robôs nas redes, com destaque para o grupo do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que respondeu por 70,7% dos tuítes identificados como sendo gerados por máquinas.

PUB

Os números fazem parte de um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Na semana avaliada, foram 852,3 mil publicações de robôs, o que correspondeu a 10,4% das interações totais registradas. O levantamento mapeou também 3.989 contas automatizadas no Twitter. Desde o fim de setembro, o uso de máquinas e ferramentas artificiais para influenciar os debates havia recuado.

+ Internautas que comprovarem fake news podem ganhar U$ 100 mil

"As contas automatizadas representaram 0,5% dos perfis no debate sobre os presidenciáveis e foram capazes de gerar 10,4% das discussões, cerca de 5 pontos porcentuais a mais do que na análise da semana passada", afirma o estudo. A base de apoio de Bolsonaro, segundo a DAAP-FGV, respondeu por 602,5 mil destes registros (70,7%), contra 240,2 mil de Haddad (28,2%).

Menções

O levantamento aponta que após a semana aquecida pela votação do primeiro turno, as menções aos presidenciáveis recuaram. A premissa vale sobretudo para citações relacionadas a Bolsonaro, que alcançaram 7,9 milhões (queda de 47,6%) no Twitter. O candidato Fernando Haddad (PT) bateu 3,9 milhões de tuítes, queda de 6,4%. "Como Bolsonaro registrou grande pico na semana anterior, sua queda é mais acentuada em volume total de citações", diz o relatório.

No Facebook, rede social mais usada no Brasil, a DAAP-FGV destacou a confirmação da tendência de aproximação entre os volumes de interação dos dois presidenciáveis, verificada na última semana. Entre 11 e 17 de outubro, "na página do candidato do PSL, o engajamento registra queda de 34%, chegando a 8,78 milhões de comentários, compartilhamentos e reações. Em movimento contrário, Haddad teve engajamento 20% superior, com um total de 5,65 milhões de interações". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 18 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 3 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 21 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 20 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 19 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama ED-MOTTA Há 23 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

fama Björk Há 23 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 21 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino

fama Lindsay Lohan Há 22 Horas

Lindsay Lohan volta a surpreender com visual elegante

fama Oscar Há 19 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'