May garante que 95% do acordo do Brexit está concluído

Principal entrave continua sendo as fronteiras irlandesas

© Simon Dawson/Reuters

Economia UE 22/10/18 POR ANSA

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta segunda-feira (22) estar preparada para "explorar todas as opções possíveis" para encerrar o impasse nas conversas do Brexit, tendo em vista que 95% dos termos do divórcio com a União Europeia (UE) já foram acordados. De acordo com o jornal "The Guardian", a chefe de governo deverá revelar o quase fechamento do acordo na audição na Câmara dos Comuns, que acontece um dia depois de milhares de pessoas protestarem por um novo referendo.

PUB

"95% do acordo e respetivos protocolos já foram estabelecidos", afirmou May, sinalizando que questões como o futuro de Gibraltar, a segurança, o respeito pelo direito de residência dos europeus no Reino Unido e a continuidade da base militar britânica em Chipre, por exemplo, já estariam fechadas.

+ Alfândega dos EUA ameaça liberdade de imprensa ao revistar eletrônicos

No entanto, a premier britânica também disse que a fronteira irlandesa ainda continua sendo considerada um "ponto de discórdia".

May está disposta a considerar o alargamento do período de transição do Reino Unido para a partir de 2020, mas afirmou ser algo "indesejável" e que deveria terminar "bem antes" de maio de 2022.

Segundo Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, os conservadores são extremamente "incompetentes e paralisados por suas próprias divisões". Para o líder dos liberais no Parlamento Europeu, Guy Verhofstadt, até o momento, o acordo só está 90% concluído, e não 95% como May disse. A fronteira irlandesa continua sendo o maior obstáculo, mas pode ser que uma solução seja resolvida antes da cúpula da UE em dezembro. O "divórcio" entre o Reino Unido e a UE deve acontecer em 29 de março de 2019, mas a finalização de um acordo sobre os termos da saída até o final do ano foram adiados justamente pela falta de uma solução sobre a questão das fronteiras irlandesas. Na última cúpula, os líderes europeus não assinaram um documento para garantir uma reunião especial do Brexit em novembro para selar o acordo. Faltando apenas cinco meses do prazo para o Reino Unido sair do bloco, ainda não há nenhum definição sobre o divórcio, o que tem aumentado a pressão contra a primeira-ministra britânica. No último fim de semana, milhares de pessoas foram às ruas de Londres para pedir uma nova consulta popular para revisar os termos de negociação do Brexit. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Uganda Há 23 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 5 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

mundo Líbano Há 6 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

fama Hobbies Há 23 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 21 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Estados Unidos Há 7 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

lifestyle Alimentação Há 5 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

fama Política Há 4 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 16 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema