Comissão aprova Rota 2030 e inclui emendas que impactam orçamento

Penduricalhos reabrem prazo para refinanciamento de dívidas e desoneram setores

© Reuters

Economia Montadora 24/10/18 POR Folhapress

BERNARDO CARAM - BRASÍLIA, DF - Em votação de relatório sobre o novo programa de estímulos ao setor automotivo deputados e senadores incluíram no texto uma série de jabutis -emendas que não têm relação com o projeto original. As mudanças incluídas nesta quarta-feira (24) geram impacto no orçamento e o governo promete derrubá-las.

PUB

A comissão mista do Congresso analisava a medida provisória enviada pelo governo que institui o programa Rota 2030. Ele substitui o Inovar Auto, que expirou em dezembro do ano passado após condenação da OMC (Organização Mundial do Comércio) por violar regras internacionais.

Por se tratar de medida provisória, o projeto já tem validade, mas exige aprovação do Congresso até 16 de novembro. O texto ainda precisa passar por votação nos plenários da Câmara e do Senado, onde pode sofrer alteração.

O trecho referente ao programa Rota 2030 foi mantido no formato original. Porém, o relator da matéria, deputado Alfredo Kaefer (PP-PR), incluiu no texto novos artigos com "penduricalhos". Todos foram aprovados pelos membros da comissão. Entre eles, está a reabertura de prazo de adesão ao Refis, programa que dá descontos para o refinanciamento de dívidas tributárias.

Pela proposta, poderão ser refinanciadas débitos vencidos até 30 de junho deste ano. O prazo para adesão ficará aberto até 15 de dezembro. O relator afirma que apenas dívidas superiores a R$ 15 milhões farão jus ao programa, mas o texto aprovado na comissão fala em dívida "inferior, igual ou superior a R$ 15 milhões".

Também foram feitas mudanças no Reintegra, regime que concede crédito tributário a exportadores. O relatório prevê que o benefício ficará entre 2% e 5% das receitas de exportação, e não mais entre 0% e 3%, como é hoje.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que a aprovação na comissão é parte de um acordo de procedimentos, mas, segundo ele, o governo não concorda com os pontos incluídos no texto.

"O governo não tem compromisso com nenhuma das duas –nem Refis, nem Reintegra. O governo vai derrubar isso no plenário da Câmara. Se não derrubar, vai vetar", disse.

Com concordância do governo, o texto foi aprovado também com um novo artigo que inclui na desoneração da folha de pagamentos os setores moveleiro e de comércio varejista de calçados e artigos de viagem.

No setor automotivo, foi incluído um ponto que não estava previsto inicialmente: a prorrogação de benefícios concedidos a montadoras instaladas nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

O regime, que dá benefícios tributários a fábricas instaladas nessas regiões, venceria no fim de 2020. Com a proposta, o prazo será alongado até 2025.

O PROGRAMA

Pela proposta, o Rota 2030 terá duração de 15 anos e vai englobar diferentes tipos de incentivo. Um deles é a redução de IPI sobre veículos híbridos e elétricos, que são menos poluentes.

Além disso, as empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento gerarão créditos fiscais.

As companhias que aderirem ao programa se comprometem com uma meta de elevação na eficiência energética. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 8 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 8 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 9 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 9 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 22 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 8 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 8 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 7 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 7 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 21 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra