Peça distópica em SP atualiza temas clássicos de ficção científica

"Os 3 Mundos" fica em cartaz até o mês de dezembro

© Divulgação

Cultura Agenda 25/10/18 POR Folhapress

A peça "Os 3 Mundos" é programa obrigatório para os fãs de ficção científica que estão em São Paulo ou passam pela cidade até o mês de dezembro.

PUB

Encenada entre projeções feitas em duas telas, a obra é o primeiro texto para teatro dos quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon, responsáveis pelas adaptações em HQ de "Dois Irmãos" (Milton Hatoum) e "Como Falar com Garotas em Festas" (Neil Gaiman).

A linguagem de quadrinhos está presente nas projeções, com as quais os atores interagem o tempo todo. Em alguns momentos, a sensação é a de estar assistindo a um filme, tamanha é a força da sincronização e da trilha sonora, que conta com música original de Marcelo Pellegrini.

O espetáculo distópico dirigido por Nelson Baskerville conta a história de Lachesis (Paula Picarelli), líder de um tipo de culto que tem a serpente e o kung fu como elementos centrais. O grupo entra em conflito com o Mundo das Máscaras, tribo chefiada pelo autoritário Acônito (Thiago Amaral).

A manutenção de uma ordem imaginada e frágil é o objetivo dos líderes, seja pela imposição do medo ou do misticismo. O tema é velho conhecido de fãs de ficção científica e está presente em algumas das obras de referência do gênero.

Em "Nós", do russo Ievguêni Zamiátin (ed. Aleph), o enredo trata do controle de um governo autoritário sob o qual os cidadãos têm pouco poder de escolha e autonomia. Publicado pela primeira vez em 1920, ainda no início da União Soviética, o livro rendeu ao autor perseguição do regime e serviu como base para inúmeras obras que seguiram.

Na história de Zamiátin, os personagens são desumanizados ao perder seus nomes. São números, engrenagens. Em "Os 3 Mundos", há também uma tentativa de despersonalizar algumas figuras com a adoção de máscaras e uniformes.

A obra do russo foi ainda inspiração para "1984" (ed. Companhia das Letras), do britânico George Orwell. O livro, publicado em 1948, mostra um mundo em guerra perpétua, supervigiado por um governo totalitário (o Grande Irmão) com o propósito de esmagar as liberdades individuais.

Outro ponto comum entre as três obras é a tentativa de suprimir a história ou distorcê-la, ampliando, minimizando ou inventando acontecimentos para usá-los na retórica como ferramenta de dominação. Se não há um passado o futuro se torna um cheque em branco para que os líderes façam dele o que quiserem.

Na peça, fica indicado que os personagens pouco se lembram ou se conectam com o passado pré-apocalipse.

O assunto atrai cada vez mais público. Em 2017, ano da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, as vendas de "1984" cresceram 10.000%, segundo um representante da editora que publica o livro no país.

A eleição brasileira também teve um efeito parecido. Segundo a ferramenta Google Trends, que mede as buscas no Google, o termo "fascismo", que descreve uma ideologia política autoritária, bateu recorde de procura na plataforma na semana do primeiro turno.

Assim, "Os 3 Mundos" chega em boa hora e pode contribuir para o debate, com o diferencial de falar ao público em linguagem acessível e inovadora.

Em cartaz até o dia 16 de dezembro, o espetáculo tem entrada gratuita (reservas pelo site centroculturalfiesp.com.br).

OS TRÊS MUNDOS

QUANDO Qui. a sáb., às 20h, dom., às 19h. Até 16/12

ONDE Teatro do Sesi - Centro Cultural Fiesp, av. Paulista, 1.313

QUANTO Grátis (reservas pelo site centroculturalfiesp.com.br)

AUTORES Fábio Moon e Gabriel Bá

ELENCO Thiago Amaral, Paula Picarelli

DIREÇÃO Nelson Baskerville

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 10 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 13 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 10 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 11 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 11 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

fama Vanessa Carvalho Há 11 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

lifestyle Smartphone Há 11 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 10 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 20 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes