Artistas levam livros às urnas em ato contra Bolsonaro

Uma parte da classe artística resolveu fazer um protesto durante a votação neste domingo (28) em favor da democracia e dos direitos humanos

© Reprodução / Instagram

Fama atriz 28/10/18 POR Folhapress

"Crime e Castigo", "Para Educar Crianças Feministas" e "Grande Sertão Veredas" são alguns dos livros escolhidos por artistas para votar neste domingo (28), no segundo turno das eleições. A ação de levar obras literárias durante a votação é adotada por parte da classe artística como manifesto em favor da democracia e contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). 

PUB

Os livros, em sua maioria, abordam temas feministas e de luta social e pelos direitos humanos.

"Para Educar Crianças Feministas", de Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana reconhecida como uma das principais autoras jovens da atualidade, foi a obra escolhida pelas atrizes Leandra Leal, 36, e Juliana Alves, 36.

Débora Bloch, 55, levou o clássico da literatura brasileira "Grande Sertão Veredas", de João Guimarães Rosa (1908-1967). A história se passa no sertão, onde o ex-jagunço Riobaldo relembra as suas pelejas, os seus medos e o amor reprimido por Diadorim. Débora estava acompanhada da filha Júlia Anquier, que levou o livro "Esferas da Insurreição",  de Suely Rolnik    

Ver esta publicação no Instagram

Eu escolho lutar com essa “arma”.   Por nossos filhos..... Indo votar ”A(r)MADO” #viravoto #13 #professor ps: Qual livro vc levou?

 

Já o ator Bruno Gagliasso, 36, levou "O Ódio que Você Semeia", de Angie Thomas, que fala sobre racismo. Na trama, uma adolescente negra de 16 anos vê o melhor amigo ser assassinado por um policial branco. A obra foi adaptada para o cinema e deve estrear no Brasil em 6 de dezembro.

O clássico russo "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski (1821-1881), foi o livro escolhido pela atriz Debora  Evelyn, 52. O autor russo foi preso em 1849 por participar de reuniões consideradas subversivas e conspirar contra o czar Nicolau e chegou a ser condenado à morte. Já a caminho de sua execução, ele teve a pena perdoada, mas foi condenado a oito anos de trabalhos forçados na Sibéria. 

Ver esta publicação no Instagram

Democraticamente a(r)mada 

 

A atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme, 35, levou "Persépolis", autobiografia em quadrinhos da iraniana Marjane Satrapi. Na obra, a autora conta como a vida dela e de sua família mudou após a revolução que teve início em 1979 e instaurou no Irã o regime xiita, que controla como as pessoas devem agir e se vestir.  

Tais Araujo diz que votou com livro nas mãos porque só educação muda um povo. A atriz e apresentadora postou uma foto com o romance histórico "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves.

A obra da escritora mineira conta a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela conta sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

Gianecchini nega ser petista: 'será lindo dizer nas urnas que EleNão'

Na véspera das eleições, a atriz publicou um texto sobre democracia em seu Instagram.

"Democracia. Substantivo feminino. Governo em que o povo exerce a soberania. É na democracia que temos a liberdade de fala, de escuta, de concordar ou discordar. Democracia é ter como base o diálogo, o respeito mútuo, a empatia. É nela que podemos protestar e seguir lutando pelo que acreditamos. Podemos ter opções, criticar e ser oposição. É nesse sistema, e apenas nele, que podemos escolher o que é melhor para nós e de forma justa. A democracia é um valor a ser exercido todo dia, não só a cada quatro anos. É algo que nos protege e nos fortalece. Nos faz cidadãos e mais humanos. A democracia é nossa maior conquista e precisamos cuidar dela. Sempre."

Ver esta publicação no Instagram

Fui votar hoje com o livro que mais amo nas mãos, votei com orgulho e com a certeza que o que muda mesmo um país é a educação de seu povo.

Uma publicação partilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade) a 28 de Out, 2018 às 10:56 PDT

A mineira Debora Falabella também votou neste domingo, em Belo Horizonte (MG). A atriz estava com um adesivo vermelho no peito. Com o símbolo da Mulher Maravilha, o selo tem o nome Manuela, em referência à vice do candidato Fernando Haddad (PT).

Ver esta publicação no Instagram

Votando em BH com o coração cheio de esperança e acompanhada pela poesia mineira de Ana Martins Marques #haddadsim ️

Uma publicação partilhada por Débora Falabella (@deborafalabellaoficial) a 28 de Out, 2018 às 9:03 PDT

A obra "O Livro das Semelhanças", de Ana Martins Marques, foi a escolha de Deborah para levar às urnas. "Votando em BH com o coração cheio de esperança e acompanhada pela poesia mineira de Ana Martins Marques".

Poucos dias antes da votação para o segundo turno, Debora Falabella se uniu a outros artistas para conversar com eleitores indecisos.

Posando com o livro "Teatro Completo", de Bertold Brecht, a atriz Denise Fraga confirmou seu voto com a frase: "Por palavras preciosas que nos ajudem a pensar!"

Na véspera da eleição, Denise Fraga fez vídeos pedindo voto para indecisos. "Eu voto no [Fernando] Haddad porque eu pesquisei muito e acabei descobrindo um candidato que eu adoro. E nenhuma crítica que eu tenha ao PT, vai me tirar a vontade de votar em um professor. Prefiro um professor que ensina do que um capitão que corrige, ainda mais quando o discurso dele vem cheio de violência. Ainda dá tempo. Mude seu voto", disse a atriz.

Ver esta publicação no Instagram

Por PALAVRAS PRECIOSAS QUE NOS AJUDEM A PENSAR!

Uma publicação partilhada por Denise Fraga (@denisefragaoficial) a 28 de Out, 2018 às 11:47 PDT

Uma parte da classe artística resolveu fazer um protesto durante a votação neste domingo (28) em favor da democracia e dos direitos humanos e contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL). Entre as obras escolhidas estão nomes como Machado de Assis, Conceição Evaristo e Renata Souza. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio