Personagem Apu, de 'Os Simpsons', pode acabar após polêmicas de racismo

Canal Fox tem recebido cada vez mais protestos de indianos quanto ao comportamento do personagem. Apu, segundo eles, ajudaria a denegrir a imagem da Índia e de sua comunidade

© Reprodução

Cultura EUA 30/10/18 POR Folhapress

O personagem Apu Nahasapeemapetilon, da série animada "Os Simpsons", virou algo de uma polêmica racial no Estados Unidos.

PUB

De acordo com informações divulgadas na imprensa americana, o canal Fox, que exibe o programa, tem recebido cada vez mais protestos de indianos quanto ao comportamento do personagem. Apu, segundo eles, ajudaria a denegrir a imagem da Índia e de sua comunidade.

Na série, Apu já apareceu algumas vezes bebendo -prática que é condenada na maior parte dos estados do país asiático.

Na última sexta-feira (26), Adi Shankar, um dos produtores da série da Netflix Castelvania, afirmou ao site IndieWire que fontes internas da Fox asseguraram a ele que Apu deixará a cidade de Springfield e não continuará como personagem da série.

+ Contra Bolsonaro, editora americana faz promoção de livros antifascismo

Shankar criou um concurso na internet para escolher o roteiro que a Fox deveria usar para finalizar a participação de Apu em "Os Simpsons", dando a opção de substituí-lo por outro personagem "mais inteligente".

"[Os produtores da série] não vão dar grande importância para a polêmica, nem criarão muitos debates a respeito, mas vão retirá-lo completamente da série, apenas para evitar a controvérsia com a comunidade indiana", disse o produtor.

Mesmo tendo trazido a polêmica à tona, Shankar diz que a decisão da Fox é questionável. "Se 'Os Simpsons' são um desenho com um caráter cultural, não podem ter medo de comentar a cultura, ainda que soe controverso. Sobretudo quando se trata de uma discussão que eles mesmos ajudaram a criar. Se for assim, serão vistos como covardes."

No mesmo dia, Al Jean, um veterano produtor da série, afirmou em sua conta no Twitter: "Avi Shankar não é produtor de 'Os Simpsons' e portanto não deveria opinar sobre a série".

As discussões sobre as supostas injúrias raciais cometidas pelo personagem ganharam força nos EUA após o lançamento do documentário "The Problem With Apu", no ano passado, pelo comediante indiano Hari Kondalu.

Na segunda-feira (29), o jornal The Guardian especulou sobre os possíveis fins que a série poderia designar a Apu.

Entre as opções, estão a possibilidade de deixá-lo em silêncio, de matá-lo ou de reformular seus diálogos, contratando outros roteiristas para trabalhar com o personagem.

Mesmo com as polêmicas sobre o tema, não se sabe ao certo quando será a última aparição do indiano na série, que é exibida pelo canal Fox desde 1989. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 20 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 21 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 19 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 21 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 21 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 21 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 20 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 21 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 19 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia