Moro aceita convite para Ministério da Justiça do governo Bolsonaro

Bolsonaro já havia sinalizado a intenção de convidar Moro para integrar seu governo

© Reuters / Paulo Whitaker

Política Planalto 01/11/18 POR Folhapress

 

PUB

O juiz federal Sergio Moro aceitou nesta quinta-feira (1º) convite para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito no domingo (28).

Responsável pela Lava Jato em Curitiba, Moro foi sondado para compor a pasta ainda durante a campanha eleitoral. O juiz conversou com Bolsonaro na manhã desta quinta no Rio, na casa do capitão reformado, na Barra da Tijuca.

Em nota, o futuro ministro disse que aceitou o convite da gestão Bolsonaro após uma reunião para discutir políticas para a pasta.

"Fiz com certo pesar, pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior", disse Moro. 

Especialistas veem Moro sob suspeição para julgar Lula

Moro chegou ao Rio às 7h30 desta quinta e saiu do aeroporto escoltado pela Polícia Federal. Antes de se reunir com Bolsonaro, tomou café em uma sala reservada em hotel de luxo da Barra da Tijuca, a poucos metros da casa do capitão reformado.

Ele chegou para o encontro por volta de 9h e conversou por cerca de duas horas com o presidente eleito. O encontro foi acompanhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que foi o responsável por fazer a primeira sondagem a Moro, ainda durante as eleições.

O magistrado tentou falar na saída, mas foi cercado pela multidão de apoiadores e jornalistas que se formou na porta do condomínio. Poucos minutos depois, ele distribuiu uma nota, assinada com a data desta quinta, com localização de Curitiba, cidade onde mora.

A Operação Lava Jato seguirá com os juízes de Curitiba. Moro afirmou que se afastará das novas audiências e que mais detalhes serão fornecidos em coletiva de imprensa na próxima semana.

Ele já não participará de audiência com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo dia 14, que deverá ficar a cargo da juíza substituta Gabriela Hardt.O novo titular definitivo da Lava Jato ainda será definido.

Em mensagem no Twitter, Bolsonaro disse que "a agenda anticorrupção, anticrime organizado, bem como respeito à Constituição e às leis, será o nosso norte!". (veja abaixo)

Leia na íntegra a nota enviada pelo novo ministro da Justiça, Sergio Moro.

"Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão. Apos reunião pessoal na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anti-corrupção e anti-crime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguirá em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes." Com informações da Folhapress. 

 

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nosso convite para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sua agenda anti-corrupção, anti-crime organizado, bem como respeito à Constituição e às leis será o nosso norte!

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 1 de novembro de 2018

 Notícias ao Minuto - todas as notícias estão aqui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 12 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 17 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 10 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 17 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)