© REUTERS / Rafael Marchante (Foto de arquivo) 
Após Sergio Moro aceitar o convite feito por Jair Bolsonaro para Ministério da Justiça, foi declarada aberta uma disputa pela vaga de titular da 13ª Vara Federal, posto de comando da Lava Jato.
PUB
De acordo com o UOL, a disputa pelo posto pode ter a concorrência de até 232 juízes do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Veja a lista completa dos juízes aqui.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, quando o pedido de exoneração de Moro for oficializado, o TRF-4 poderá publicar um edital de chamamento para remoção. Com a abertura do processo, serão dez dias de prazo para manifestação dos candidatos a remoção e três dias para desistência. Todos os 232 juízes da região têm direito a se inscrever.
O juiz Sergio Moro é responsável pelas ações em 1ª instância da Lava Jato e deverá pedir exoneração do cargo que ocupa há 22 anos para assumir a função no "superministério" da Justiça e Segurança, em 2019.
Com a saída oficial de Moro, quem assumirá os processos será a juíza substituta Gabriela Hardt. A magistrada ficará durante um período a cargo de todas as ações da Lava Jato.
Os oito primeiros nomes pelo critério da antiguidade, no TRF-4:
Luiz Antonio Bonat – 21ª Vara Federal de Curitiba
Taís Schilling Ferraz – 24ª Vara Federal de Porto Alegre
Marcelo de Nardi – 9ª Vara Federal de Porto Alegre
Alexandre Gonçalves Lippel – 19ª Vara Federal de Porto Alegre
Hermes Siedler da Conceição Júnior – 26ª Vara Federal de Porto Alegre
Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia – 1ª Vara Federal de Santa Cruz do Sul
Altair Antonio Gregorio – 6ª Vara Federal de Porto Alegre
Loraci Flores de Lima – 3ª Vara Federal de Santa Maria