Justiça determina que Haddad apague vídeo sobre Edir Macedo

Caso descumpra a ordem judicial, Haddad deverá pagar multa diária de R$ 5.000

© REUTERS

Política Líder 03/11/18 POR Folhapress

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta semana que o ex-presidenciável petista Fernando Haddad deverá apagar de suas redes sociais um vídeo em que associa o bispo Edir Macedo a "fundamentalismo charlatão" e "fome de dinheiro". 

PUB

Pelas declarações, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus entrou com dois processos contra o petista, um criminal e outro civil. 

Caso descumpra a ordem judicial, Haddad deverá pagar multa diária de R$ 5.000. A assessoria do ex-candidato já disse que ele irá acatar a decisão -só não deletou o post por ainda não ter sido notificado.

+ Bolsonaro ameaça cortar relações diplomáticas com Cuba

No processo,  os advogados de Macedo destacam que Haddad compartilhou a entrevista na íntegra em suas redes sociais, maximizando seu alcance e gerando "comentários ofensivos disponíveis na publicação". 

O líder religioso e dono da Record acusa Haddad de difamá-lo ao descrever o adversário na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PSL), como "o casamento do neoliberalismo desalmado representado por Paulo Guedes" e o "fundamentalismo charlatão do Edir Macedo".

"Sabe o que está por trás dessa aliança?", questionou o petista em entrevista a jornalistas. "Chama em latim 'auri sacra fames'. Fome de dinheiro Só pensam em dinheiro". 

No mesmo dia, a Universal divulgou em seu site uma nota de repúdio questionando por que, quando Macedo ficou ao lado do PT, "o apoio era muito bem-vindo". Agora que seu candidato é outro, "o bispo deve ser ofendido de forma leviana?". Edir Macedo apoiou Bolsonaro neste pleito.

O texto também questionou o contexto escolhido para "incitar uma guerra religiosa" ao fustigar "uma das maiores lideranças evangélicas do país", tudo num "local sagrado a católicos, em pleno feriado católico".

A fala de Haddad aconteceu após uma missa católica, no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Evangélicos não creem em santos e refutam sua veneração.

Assim que o bispo recorreu à Justiça, a equipe do petista afirmou que ele está "convicto de que suas afirmações são verdadeiras e que os fatos e a história dos personagens envolvidos assim comprovam". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 21 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 22 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 22 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 21 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 23 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 22 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável