© Reprodução / Arquivo Pessoal
O Enem 2018 acontece neste (4) e no próximo domingo (11) em todo o Brasil. O haitiano Bernard Denord de 29 anos vai fazer a prova pela segunda vez, em Campo Grande. Para evitar imprevistos, ele chegou ao local de prova com três horas de antecedência.
PUB
"Logo hoje que mudou o horário decidi vir cedo para deixar a cabeça bem calma e ter muita disposição para enfrentar a prova. Cheguei aqui às 9 horas para não ter nenhum problema", disse o concorrente ao G1.
+ Horário de verão: confira a programação do Enem em cada estado
Bernard mora no MS há seis anos. Ele saiu de Marchand Dessalines, no Haiti, para trabalhar, estudar e ajudar sua família que ainda vive em seu país de origem.
"Eu acredito que terei a oportunidade de mudar de vida por meio dos estudos. Terei a possibilidade de estudar em uma universidade e depois ter um emprego melhor para manter minha família ", conta.
O imigrante foi alfabetiza em frânces, língua oficial do Haiti, e afirma que a interpretação da prova é o que mais exige por conta do idioma.
"O esforço tem que ser redobrado. Na primeira vez que fiz tive um pouco de dificuldade na interpretação. Para essa edição da prova estudei mais e me preparei com muita pesquisa. Agora vai da certo", afirma
Ainda em entrevista ao G1, Bernard contou que conciliou a rotina do trabalho com o estudo.
"Eu estudei todo esse tempo sozinho em casa por meio da internet. Li muito e com investimento em pesquisas, acredito que ano que vem vou estar no ensino superior do Brasil", afirma.