Equador promove protocolo para ajudar menores e famílias migrantes

O acordo conta com a presença da diretora regional do Unicef, Marita Perceval

© Lusa

Mundo Venezuela 05/11/18 POR Lusa

O Equador promove na terça-feira a assinatura de um protocolo para ajudar menores e as suas famílias migrantes naquele país, especialmente aquelas oriundas da Venezuela, informou na segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Com o "procedimento de assistência para crianças, adolescentes e suas famílias no contexto da mobilidade humana no Equador", no qual o Unicef participou, vai reforçar o tratamento prioritário que o Estado equatoriano reconhece aos menores na mobilidade humana, sublinha-se no comunicado do ministério.

PUB

O acordo, que conta com a presença da diretora regional do Unicef, Marita Perceval, e que será assinado por funcionários dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, Inclusão Econômica e Social, bem como do Interior, resulta de um convênio assinado a 01 de outubro que garante o respeito, a garantia e a proteção dos direitos humanos de estrangeiros e, em especial, de menores e outras pessoas vulneráveis.

O protocolo ratifica o compromisso destas três entidades em promover uma migração ordenada, regular e segura que impeça, que controle e castigue crimes como o tráfico de pessoas e o tráfico de migrantes.

+ Prêmios Nobel pedem pacto sobre informação e democracia

Estima-se que crianças e adolescentes representem 20% do total de cidadãos venezuelanos que migraram para o Equador nos últimos meses, diz a nota oficial.

"Entre 2014 e 2018, mais de 1,2 milhões de venezuelanos entraram no Equador", dos quais entre 230 mil e 250 mil permaneceram no país até 31 de outubro, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Equador prepara-se para acolher a segunda edição de uma reunião técnica regional sobre mobilidade humana dos cidadãos venezuelanos, marcada para este mês na capital, Quito.

A reunião deve seguir as conclusões da conferência realizada na capital em setembro, que terminou com uma declaração assinada por uma dúzia de países da região que se comprometeram a unir esforços para abordar o fenômeno migratório. Com informações da Lusa. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer