85% dos viajantes acreditam que internet dos filhos deve ser controlada

Pesquisa feita pelo AlugueTemporada mostra vantagens e desvantagens de acesso à rede durante a estadia

© iStock

Lifestyle TEMPO PARA BRINCAR 05/11/18 POR Notícias Ao Minuto

Brincar de jogos online, assistir a vídeos, conversar com os amigos... o acesso à internet é considerado imprescindível para muitas crianças. Mas quando o uso acontece durante as viagens, nem todos os pais aprovam. Segundo uma pesquisa realizada pelo site de aluguel de imóveis por temporada AlugueTemporada, marca brasileira da HomeAway, 85% dos viajantes acreditam que a internet dos filhos deve ser controlada durantes as viagens para que eles não fiquem o tempo todo conectados.

PUB

+ Horário de verão causa alterações orgânicas em animais de estimação

O levantamento, que ouviu mais de 2.250 pessoas, foi conduzido pelo pediatra Daniel Becker e pela psicopedagoga Maria Helena Bartholo. Para Becker, a dosagem da internet permite a possibilidade de maior aproximação entre os familiares: “A internet é um instrumento que agrega e desagrega. Se você não souber equilibrar, abre margem para a sensação de que nem todos estão aproveitando o passeio. E a ideia de uma viagem em família é a união”, afirmou Daniel Becker.

A pesquisa apresenta, ainda, outros dados sobre o impacto da internet quando o assunto é viagem em família. Em caso de estadias em casas alugadas por temporada, 61% dos participantes concordaram que a internet é um item indispensável. 66% também declararam que usam a ferramenta para buscar serviços e atrações para a própria viagem e 61% que acessam a rede para postar fotos e informações em redes sociais.

Para os especialistas, o uso excessivo da rede não é um problema que se restringe apenas aos mais jovens: “O telefone é o novo membro da família. Durante as viagens, é comum um dos pais ficar trabalhando, enquanto o outro passa horas nas redes sociais. As interferências destes novos meios de comunicação são bastante significativas”, ressaltou a psicopedagoga Maria Helena Bartholo.

A pesquisa mostra que embora os pais reconheçam os malefícios do uso excessivo da internet, nem sempre eles conseguem se manter off-line ou abrir mão de seus benefícios durante as viagens. “O wi-fi e o ar condicionado são dois requisitos básicos para a viagem, né? Eu busco privilegiar a família, mas de noite acesso os e-mails para saber o que está acontecendo no escritório”, disse um dos viajantes. Há também quem tente cortar o mal pela raiz: “Eu acabei bloqueando o sinal da internet para a gente ficar junto. Se não, você fica grudado ali na tela”, disse outro participante da pesquisa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 17 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 22 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 21 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Televisão Há 20 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Saúde Há 15 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Música Há 22 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 21 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 20 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)