Educador financeiro dá dicas para aproveitar Black Friday sem prejuízos

É preciso ficar atento para não comprometer as finanças e aproveitar esse tempo para fazer boa pesquisa em sites e lojas

© Paulo Pinto / Fotos Públicas

Economia Bons negócios 18/11/18 POR Notícias Ao Minuto

As promoções da Black Friday começam no fim de novembro, mas quanto antes de programar para esta data, melhor as chances de fazer bons negócios. As expectativas do mercado são otimistas: de acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 16% dos comerciantes brasileiros pretendem aderir à Black Friday, sendo que um em cada quatro acreditam que as vendas serão melhores do que no ano passado. Já 35% espera um resultado igual e apenas 10% acreditam que as vendas irão cair.

PUB

Mas diante de tantas oportunidades é preciso ficar atento para não comprometer as finanças e aproveitar esse tempo para fazer uma boa pesquisa em sites e lojas, tendo assim a certeza de que fará um bom negócio, fugindo das compras por impulso, que no futuro poderão trazer dívidas desnecessárias.

"A primeira orientação é listar tudo o que pretende comprar na ocasião, sempre estabelecendo um valor limite que pode gastar. Tenha certeza que esses gastos totais caberão no orçamento, assim você evita contrair dívidas parcelando as compras, desde que tenha o compromisso de arcar com as parcelas durante os meses, é claro", orienta Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira.

+ Busca por aposentadoria cresce em meio a debate da reforma

Ele também diz que é preciso fazer um diagnóstico da sua situação financeira, caso não tenha conseguido poupar para esse período. "Com isso tem mais chances de comprar de forma consciente e com planejamento, já que esse é um dos pontos fundamentais da educação financeira. Com um foco determinado, nos tornamos menos suscetíveis a fazer as famosas compras por impulso, nos deixando levar pela influência de terceiros ou propagandas", afirma.

Para aqueles que já fizeram esse planejamento, conseguiram poupar um dinheiro extra para a ocasião e irão encarar essa verdadeira maratona de compras, é importante ficar atento a algumas questões, alerta Domingos: "A principal delas é uma dose extra de paciência, já que a pressa pode nos levar a adquirir produtos por impulso, sem qualquer pesquisa, o que certamente irá encarecer no fim das contas."

Portanto, a melhor saída é pesquisar e se planejar, utilizando a facilidade da internet para comparar os preços em vários sites. "Além disso faça uma autocrítica e verifique se realmente precisa de determinado produto ou serviço nesse momento. Lembre-se de comprar com consciência, pois assim terá muito mais sustentabilidade financeira para poder comprar o ano inteiro sem comprometer as finanças", completa o educador financeiro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia