Bolsonaro minimiza fala de Guedes sobre 'prensa'

Também nesta quarta, Guedes marcou a primeira reunião temática com o grupo de transição de governo, sobre a reforma da Previdência

© Reuters

Política Governo 07/11/18 POR Folhapress

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), minimizou declaração de seu futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre "dar uma prensa" no Congresso para a aprovação da reforma da Previdência ainda neste ano.

PUB

"Não tem prensa. Ninguém vai ser movido aqui em Brasília, o parlamentar que tem completa independência. Ele usou bem-intencionado, ao meu entender, a palavra prensa. Alguns podem interpretar e, de forma equivocada, levar para o outro lado. Ninguém vai pressionar o parlamentar. Nós vamos é convencê-lo", afirmou Bolsonaro nesta quarta-feira (7), em resposta à declaração do economista feita na véspera.

+ Bolsonaro coleciona idas e vindas na formação do governo; veja quais

Também nesta quarta, Guedes marcou a primeira reunião temática com o grupo de transição de governo, sobre a reforma da Previdência.

Foi uma tentativa de reduzir o ruído no mercado após as informações desencontradas da equipe de Bolsonaro e ainda reforçar que mudanças nas regras da aposentadoria são a prioridade do governo eleito.

Para a manhã desta quinta-feira (8), o presidente eleito disse ter agendado um encontro com parlamentares para discutir medidas econômicas que podem ser votadas ainda este ano no Congresso. Devem estar na pauta da conversa mudanças na Previdência e no Orçamento de 2019.

"Nós vamos ver aí. Vão ser colocados na mesa os projetos... nenhum será emenda constitucional, e vamos decidir o que pode ser aprovado e ninguém mais do que um parlamentar para ter esse sentimento. Agora, não podemos esquecer que tem metade da Câmara que não foi reeleita e outra metade que foi", disse, sobre a Previdência.

A intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro, em vigor até 31 de dezembro, impede que o Congresso vote emendas à Constituição.

Bolsonaro não soube detalhar quais itens da proposta de modificar a aposentadoria podem ser votados e repetiu que depende dependeria do que pode ser aprovado no Congresso.

Inicialmente, Bolsonaro chegou a declarar que não votaria a reforma proposta pelo governo Temer (MDB) e que levaria adiante sua própria reforma.

Na terça-feira (6), voltou atrás e afirmou que seria interessante votar ainda neste ano uma reforma possível.

Sobre o Orçamento de 2019, o presidente eleito admitiu estar tratando do tema com seu futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O gaúcho é principal articulador político de Bolsonaro.

"Estou tratando com Onyx a questão de possíveis ajustes. Eunício [Oliveira, presidente do Senado] falou que está aberto, se eu quiser apresentar alguma coisa, está em aberto o Orçamento para nós ainda. Sabemos que a margem é muito curta para negociação porque quase tudo ali é despesa obrigatória", afirmou.

Bolsonaro não quis mencionar quais parlamentares foram convidados para o encontro desta quinta, que deverá ser realizado em seu apartamento funcional, em Brasília. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 22 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 23 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável

politica Redes Sociais 22/12/24

Encontro de Eduardo Leite com Cate Blanchett viraliza