Governo de RR: intervenção é medida extrema que não se justifica

Raquel Dodge pediu nesta quarta-feira ao presidente Michel Temer uma intervenção federal nos sistemas prisional e socioeducativo do estado de Roraima

© Reuters / Imagem ilustrativa

Justiça Sistema 07/11/18 POR Estadao Conteudo

O governo de Roraima informou, em nota, nesta quarta-feira (7) que a intervenção federal no sistema prisional e socioeducativo - defendida pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge - é uma medida "extrema que não se justifica".

PUB

Raquel Dodge pediu nesta quarta-feira ao presidente Michel Temer uma intervenção federal nos sistemas prisional e socioeducativo do estado de Roraima. Raquel pede a intervenção até 31 de dezembro, data do término da gestão do atual governo estadual, definido pela procuradora-geral da República como o "responsável pela situação de desordem pública".

A procuradora-geral da República aponta um quadro de instabilidade "agravado por omissões e ações do poder público estadual" e afirma categoricamente que o Estado de Roraima "perdeu a capacidade de manter a ordem pública". O governo local é comandado por Suely Campos (PP), que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições.

"A Procuradoria Geral do Estado de Roraima não foi notificada sobre o pedido de intervenção no Sistema Prisional e Socioeducativo do Estado. A Procuradoria entende que a intervenção federal é uma medida extrema que não se justifica, uma vez que os problemas do sistema prisional e socioeducativo estão sendo equacionados e superados em parceria com o Depen (Departamento Penitenciário Nacional)", informou a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Roraima.

+ Justiça decreta prisão de milicianos da região metropolitana do Rio

De acordo com o governo de Roraima, o Depen "autorizou o Estado usar os recursos do Fundo Penitenciário para realizar obras de forma emergencial, o que já vem sendo executado". A obra prioritária é a reforma da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

"Para assegurar a conclusão das obras nos prazos contratados, o Estado instituiu, no dia 26 de outubro, o Gabinete de Crise, composto por representantes de órgãos do Executivo Estadual, dos diversos Poderes Federal e Estadual e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os recursos federais já estão disponíveis para serem aplicados. A Procuradoria entende, portanto, que não há cenário para uma intervenção federal", diz a nota.

Investimento

O governo local ainda ressaltou "que está com obras no sistema prisional que vão abrir mais 789 vagas, num investimento de R$ 33 milhões, além da reforma da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, que já melhorou as condições das celas para 420 detentos e vai abrir mais 240 vagas, somando um total de 1029 novas vagas e investimento total de R$ 36,4 milhões em construção, reforma e ampliação de presídios".

De acordo com a Secretaria de Comunicação, o governo do Estado "também adquiriu sete carros-celas, um para cada unidade prisional" e na atual gestão também foi aprovado um plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos agentes penitenciários , que "elevou de 328 para 600 o número de vagas para agentes penitenciários no Estado". Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria 22/12/24

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 22 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável