Metrô vai tirar esteiras rolantes entre estações Paulista e Consolação

O Metrô espera assim melhorar o fluxo de passageiros entre as duas linhas

© Pixabay

Brasil transporte 08/11/18 POR Folhapress

O Metrô de São Paulo vai retirar parte das esteiras rolantes que fazem a ligação entre as estações Paulista e Consolação, ligando as linhas 4-amarela e 2-verde. A ideia é dar maior fluidez à interligação que, desde que foi inaugurada em 2010, está saturada e vive constantemente lotada de passageiros.

PUB

A ideia é retirar quatro das seis esteiras rolantes atuais. O Metrô espera assim melhorar o fluxo de passageiros entre as duas linhas. Enquanto isso, a empresa estuda propostas para a construção de um segundo túnel entre as estações.

As obras irão começar no feriado do dia 15 de novembro e têm previsão de término no dia 20 do mesmo mês. Durante esse período o túnel ficará parcialmente fechado.

Regiões afetadas por chuvas vão receber R$ 3,2 milhões

Atualmente, a interligação tem um conjunto de quatro esteiras no sentido da linha 2-verde (dois pares de esteiras, em em frente a outra) e duas esteiras no sentido da linha 4-amarela. Com a retirada das esteiras, permanecerá apenas um conjunto de esteiras, uma em frente a outra, no sentido da linha 2-verde.

O Metrô espera que, com a a retirada das estruturas, o túnel consiga acomodar mais pessoas. O Metrô promete ainda que o tempo de transferência entre as estações cairá de cerca de 8 minutos e meio para 5 minutos, no horário de pico da tarde (o mesmo trajeto pode ser feito em 3 minutos, com a estação esvaziada).

Esse ganho de tempo é apontado pelo Metrô como um ganho para a população. O Metrô garante também que diminuirá o intervalo de trens na linha 2-verde, que liga a Vila Madalena à Vila Prudente.

O túnel de 195 metros foi projetado para receber 263 mil pessoas e hoje recebe entre 25 mil e 27 mil pessoas apenas em uma hora, no pico durante a manhã.

Com a conexão da linha 5-lilás com o restante do sistema metroviário, a expectativa do Metrô é de que a interligação das estações Consolação e Paulista fique 10% menos movimentada.

A promessa de reforma na ligação das estações é antiga. Em 2013, três anos após sua inauguração, o Metrô já prometia intervenções ao custo de R$ 35 milhões, em valores atualizados.

Em 2015, o Metrô chegou a anunciar que só um segundo túnel entre as estações seria capaz de dar vazão aos passageiros que utilizavam o trecho. O Metrô chegou a autorizar que a ViaQuatro, concessionária privada que opera a linha, fizesse o projeto básico desta obra. Mas o projeto não avançou.

Agora, o Metrô volta a estudar a construção do segundo túnel. No mês passado, o Metrô recebeu quatro propostas de projetos feitos por construtoras para a construção do segundo túnel. No momento, técnicos do Metrô estão avaliando as propostas para depois preparar a contratação da obra. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 19 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 20 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 19 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 17 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 17 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

brasil São Paulo Há 20 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama LUAN-SANTANA Há 20 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

politica Investigação Há 11 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

mundo País de Gales Há 18 Horas

Jovem milionário mata o melhor amigo em ataque planejado no Reino Unido