© Valter Campanato/Agência Brasil
Desde 2014, quando assumiu o governo do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão usou o helicóptero oficial 134 vezes para fazer o trecho entre a capital e sua terra natal, Piraí. As viagens teriam sido feitas quase sempre em companhia da esposa Maria Lúcia Jardim -ela esteve presente em 80 desses voos. Mais da metade das vezes, as viagens aconteceram em fins de semana (entre sexta e domingo).
PUB
As informações foram obtidas pela reportagem do G1, através da Lei de Acesso à Informação. Além da primeira-dama, Pezão esteve acompanhado por algumas vezes do o enteado Roberto Horta e o sobrinho de consideração Marcelo Amorim.
+ Delator era amigo de Joesley e depois o acusou de roubá-lo em R$ 120 mi
Em decreto, o anterior de Pezão no cargo, Sérgio Cabral, limitou o uso de aeronaves por autoridades públicas. Ficou determinado que a utilização era exclusiva para o trabalho.
DEFESA
O governo Pezão alega que a utilização do helicóptero é legal. "Os deslocamentos se dão para desempenho de atividades próprias dos serviços públicos, em missões oficiais ou por questões de segurança, conforme recomendação da Subsecretaria Militar da Casa Civil", informa nota do Palácio Guanabara.