Autor de ataque terrorista na Austrália morre em hospital

O homem morreu cerca de 30 minutos depois de chegar à unidade de saúde

© Lusa

Mundo melbourne 09/11/18 POR Lusa

O autor do ataque terrorista, já reivindicado pelo Daesh, que deixou um morto e dois feridos na cidade australiana de Melbourne, morreu no hospital após ter sido baleado pela polícia, nesta sexta-feira (9). O suspeito, que atacou com uma faca vários pedestres em uma rua central da cidade, até ser ferido a tiro no peito e detido, não foi identificado. Apesar disso, ele conhecido da polícia e dos serviços contraterrorismo. O homem morreu cerca de 30 minutos depois de chegar ao hospital.

PUB

"Pelo que sabemos até agora deste indivíduo, estamos tratando isto como um incidente terrorista", disse em coletiva de imprensa Graham Ashton, chefe da polícia de Victoria, Estado no sudeste da Austrália, cuja capital é Melbourne, antes de o ataque ser reivindicado pelo EI.

"É conhecido da polícia, basicamente devido a uns familiares seus que são do nosso interesse. É alguém que, em consequência, é conhecido da polícia de Victoria e das autoridades federais de serviços secretos", explicou o responsável policial.

+ Explosões de três carros-bomba matam 17 na Somália

O suspeito

O agressor residia em um subúrbio do noroeste de Melbourne e tinha antecedentes por delitos relacionados com drogas, roubos e condução de veículos, indicou Ashton, evitando fornecer mais dados sobre o indivíduo. Segundo a rede de televisão SBS, ele se tratava de um cidadão da Somália com um familiar que foi detido no ano passado e formalmente acusado de terrorismo.

EI assume ataque

O EI assumiu a autoria do ataque através da agência Amaq, ligada ao grupo 'jihadista', garantindo que o autor dos esfaqueamentos era um dos seus combatentes.

Crime

O ataque ocorreu às 16h20 locais (4h20 de Brasília) na movimentada rua Bourke, quando o homem colidiu com o carro conduzia na entrada de um centro comercial. Ele saiu do veículo em chamas com uma faca e começou a esfaquear vários pedestres. Um deles morreu no local.

De acordo com Ashton, um veículo com polícias chegou ao local um minuto depois e o agressor atacou os agentes até a chegada de outros policiais.

"Nesse momento, sacou a faca e tentou atacar os agentes da polícia. Um usou a sua arma e disparou uma vez contra o peito do atacante", disse o comissário. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos