Inep rebate Bolsonaro: 'Não é o Governo que manda no Enem'

Futuro presidente da República criticou o Enem e disse que em 2019 vai fiscalizar a prova

© Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Brasil educação 10/11/18 POR Notícias Ao Minuto

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, aplicada no último domingo (4), rendeu uma série de críticas contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do exame. O presidente eleito Jair Bolsonaro também se posicionou nas redes sociais, dizendo que vai fiscalizar a prova de 2019 antes da sua aplicação. Em resposta, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, lamentou "leituras equivocadas" e rebateu: "Não é o Governo que manda no Enem".

PUB

A questão nove da prova branca foi a que mais gerou polêmicas. Na pergunta, foi citado um texto jornalístico que abordava um dialeto da comunidade LGBT e pedia ao participantes a compreensão sobre o conceito dessa linguagem.

Apesar de a linguagem LGBT ser apenas um exemplo de uma questão técnica, a prova fooi acusada de "doutrinação esquerdista" e de demonstrar como as escolas reprodução a chamada "ideologia de gênero".

Bolsonaro está entre os críticos da questão. Para o futuro presidente, "tem que cobrar ali o que realmente tem a ver com a história e cultura do Brasil, não com uma questão específica LGBT. Parece que há uma supervalorização de quem nasceu assim", disse em entrevista à 'TV Bandeirantes', na segunda-feira (5).

+ O que levar e não levar para o Enem

No Twitter, na terça-feira (6), o político opinou que o modelo atual do Enem "não funciona". Nessa sexta-feira (9), em um vídeo publicado no Facebook, Bolsonaro voltou a atacar: “Pelo amor de Deus, esse tema, a linguagem particular daquelas pessoas, o que a gente tem a ver com isso?”. “Pode ter certeza que não vai ter uma questão daquela no ano que vem. Nós vamos tomar conhecimento da prova antes”, completou.

Afinal, qual a interferência do governo no Enem?

Nenhuma, garantiu a presidente do Inep em entrevista ao 'El País'. "Não é o Governo que manda na prova", completou.

"O Inep tem uma diretoria específica de técnicos consagrados que com a ajuda de uma série de educadores e professores universitários de todas as regiões do país elaboram a prova”, disse ela. Fini, que chegou a ser cotada para ser ministra da educação no Governo de Bolsonaro, explica que o Inep é uma autarquia governamental e por isso "alinhadíssimo com o Ministério da Educação", porém a prova é de responsabilidade total do instituto.

Em momento algum houve qualquer perspectiva de doutrinação, de valorização de uma posição em detrimento da outra. (...) Eu só lamento que algumas leituras tenham sido equivocadas, mas cada pessoa, cada leitor do mundo faz uma interpretação do texto da maneira como quer, não é? Com a sua cultura, com seus valores e com as suas ideologias."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

justica Tragédia Há 14 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

fama Realeza britânica Há 14 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 15 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 11 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

politica Justiça Há 15 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 15 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 15 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

mundo Avião Há 14 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave

esporte Futebol Há 7 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia