Hamas diz que irá manter ataques contra cidades israelenses

O aviso do Hamas foi divulgado poucas horas depois do disparo de um foguete a partir de Gaza que atingiu território israelense

© DR

Mundo CRISE 13/11/18 POR Lusa

O braço armado do Hamas afirmou nesta terça-feira (13) que irá manter os disparos de lança-foguetes contra as cidades israelenses de Ashdod e Beersheba se Israel continuar a bombardear Gaza.

PUB

+ Gravação liga príncipe herdeiro saudita a morte de jornalista, diz NYT

O aviso do Hamas foi divulgado poucas horas depois do disparo de um foguete a partir de Gaza que atingiu território israelense e matou um habitante da cidade de Ashkelon.

O foguete palestino foi disparado depois de um ataque aéreo israelense contra o edifício da televisão de Gaza.

Um porta-voz da ala militar do Hamas, identificado como Abu Obeida, diz em comunicado que Ashkelon "entrou no raio de ação do fogo israelense" e que a ação é uma resposta aos "bombardeios que atingem os edifícios de Gaza".

O mesmo documento indica que a cidade de Beersheba vai ser o "próximo alvo do Hamas" se "o inimigo" (Israel) continuar a atingir edifícios civis. Os alertas antiaéreos continuam ativos nas comunidades israelenses periféricas a Gaza desde o princípio da tarde de segunda-feira (12).

O Exército de Israel indicou que, até ao momento, foram lançados mais de 400 projéteis a partir de Gaza e foram registrados 150 ataques de "represália" contra posições palestinas. "Estamos perante uma 'chuva de foguetes' lançada contra civis israelenses. O Exército está a atacar as infraestruturas terroristas do Hamas", disse o tenente-coronel Jonathan Conricus durante uma conferência de imprensa.

O oficial acrescentou que se trata do "ataque mais grave das organizações terroristas de Gaza contra civis israelenses". Aviões de combate e blindados israelenses atacaram durante a noite "várias infraestruturas", como armazéns, fábricas de armas e um túnel, além da sede da televisão Al Aqsa (que pertence ao Hamas) e instalações dos serviços de informações e da segurança interna de Gaza, tendo morrido quatro pessoas.

De acordo com fontes médicas palestinas, quatro pessoas morreram e pelo menos dez ficaram feridas na sequência dos bombardeios israelenses.

O porta-voz militar israelenses acrescentou que as milícias do Hamas e outros grupos armados palestinos têm mais de 20 mil foguetes e granadas de morteiro no arsenal de Gaza, sendo que "alguns" são de médio alcance e podem, eventualmente, atingir Tel Aviv e Jerusalém, a dezenas de quilômetros de Gaza. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 16 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

fama VIIH-TUBE Há 13 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

mundo EUA Há 5 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama Canadá Há 14 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

politica JAIR-BOLSONARO Há 7 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

fama Revelação Há 5 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

mundo Índia Há 14 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

fama Coração partido Há 23 Horas

Amor e perda: Celebridades que morreram de coração partido

mundo Viagem Há 16 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália

mundo Tragédia Há 15 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia