Reino Unido aceita texto sobre Brexit, diz primeira-ministra britânica

Segundo Theresa May, decisão foi tomada após debate com gabinete, em reunião que durou cinco horas

© Toby Melville / Reuters

Economia União europeia 14/11/18 POR Ansa

Depois de mais de cinco horas de reunião, o governo britânico decidiu adotar o projeto do acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, informou a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta quarta-feira (14).

PUB

De acordo com a premier, a decisão não é "leve", mas o conselho de ministros defendeu o texto da melhor forma possível. "Esse é o passo decisivo que nos permite seguir em frente. Essas decisões não foram tomadas facilmente, mas acredito que estejam firmemente de acordo com o interesse nacional".

"Sei que tempos dias difíceis pela frente. Mas este acordo cumpre o acordado no referendo [que determinou a saída do Reino Unido da UE]. Protege os trabalhadores e os direitos", disse durante breve declaração à imprensa no Downing Street. May ainda afirmou que o rascunho permitirá que Londres "recupere o controle e reconheceu que o principal problema é o que está relacionado com o mecanismo de "backstop" para a fronteira entre as Irlandas.

Hoje, o conselho de ministros discutiu as mais de 400 páginas do acordo técnico, cujo principal problema está na solução encontrada para lidar com a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda. A primeira-ministra falará ao Parlamento britânico nesta quinta-feira (15) para explicar o documento, mas a data para a votação ainda não foi definida. A expectativa é que o Reino Unido deixe o bloco no fim de março de 2019.

No entanto, May precisará ainda obter 320 votos entre os 650 parlamentares existentes. Diversos opositores já afirmaram que irão negar o acordo antes mesmo de saber qual é o projeto. O líder da oposição, Jeremy Corbyn, por sua vez, criticou o acordo, dizendo que o Reino Unido ficará estagnado com um Parlamento dividido, sem um posicionamento coeso sobre as regras. Ele disse que a primeira-ministra está propondo uma falsa escolha aos congressistas, entre "um mau acordo e um não acordo".

Em resposta, May disse que o objetivo do Partido Trabalhista, do qual Corbyn faz parte, é "frustrar o Brexit e trair o voto dos cidadãos britânicos".

Acordo As negociações do Brexit são regidas por um princípio chamado "backstop", que garante que, se não houver acordo, a fronteira entre as Irlandas permanecerá inexistente. Neste caso, a Irlanda do Norte continuaria no mercado comum e na união alfandegária e ficaria submetida as regras diferentes do restante do Reino Unido. No entanto, tanto a Irlanda quanto a Irlanda do Norte querem a manutenção de fronteiras abertas, mas isso pode acabar criando uma região com status especial dentro do Reino Unido e até uma espécie de diferenciação entre o território e o restante do país. O governo May insiste para que o chamado "backstop" valha para todo o território britânico.

O rascunho do acordo elaborado na última terça-feira (13), que foi analisado pelo gabinete de May, prevê um período adicional de 21 meses de transição para a adoção das novas regras após o dia 29 de março, prazo final estabelecido para o Brexit.

Com a aprovação do Conselho de ministros, a Comissão Europeia deve publicar mais detalhes do plano de 500 páginas e uma declaração resumida explicando como serão as relações entre o bloco e Reino Unido nas questões econômica e de segurança.

Embaixadores dos 27 países remanescentes no bloco vão discutir a possibilidade de organizar uma cúpula extraordinária, que deve acontecer no dia 25 de novembro, para definir os último detalhes, segundo o primeiro-ministro da República da Irlanda, Leo Varadkar. Se isso acontecer o governo enfrentará uma batalha para ganhar o apoio do Parlamento, em votação que deve acontecer no próximo dia 7 de dezembro, segundo a rede de notícias britânica "BBC. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 15 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 18 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 16 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 16 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 15 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 17 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad