Futuro ministro diz que usará 'amor e coragem' para comandar Itamaraty

Embaixador Ernesto Henrique Araújo foi anunciado como chanceler do governo Bolsonaro nesta quarta-feira (14)

© Valter Campanato/Agência Brasil

Política Equipe 14/11/18 POR Folhapress

Em carta divulgada logo após ter sido escolhido ministro, o embaixador Ernesto Henrique Araújo afirmou que usará trecho do jingle de campanha de Jair Bolsonaro para comandar o Ministério das Relações Exteriores.

PUB

"Bolsonaro com amor e com coragem! Esse é o lema do candidato em que sempre acreditei, junto com tantos milhões de brasileiros, e este é o projeto que saiu triunfante da sagrada celebração democrática que são as eleições", escreveu o futuro ministro em carta divulgada nesta quarta-feira (14).

Anunciado chanceler do governo do presidente eleito, Araújo afirma sentir-se 'honrado' e 'entusiasmado' em comandar o Itamaraty.

Araújo, 51, é diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos e compõe o quadro da diplomacia brasileira há 29 anos. Ele foi anunciado como futuro ministro das Relações Exteriores nesta quarta, por Bolsonaro, em Brasília.

+ Cotada para Educação, Viviane Senna tem reunião com equipe de Bolsonaro

+ Lula e juíza discutem em primeiro depoimento à substituta de Moro

"Pretendo trazer este lema para a instituição a que sirvo com orgulho há quase 30 anos e que é a minha casa, a casa de todos nós, diplomatas brasileiros, e proclamar: Itamaraty com amor e com coragem!"

Ele explica ainda que a coragem servirá para promover mudança desejada pelo povo nas urnas. "Coragem para romper inércias e distanciamentos e ser parte do povo brasileiro na criação de um país feliz, próspero, justo, forte e seguro".

Araújo promete aprofundar iniciativas 'lançadas com competência' do governo Michel Temer, mas não menciona quais.

Ele diz ainda que lançará outras medidas no campo econômico, cultural, tecnológico e em relações políticas. "Na promoção da democracia e das liberdades fundamentais em todo o mundo."

O futuro ministro promete trazer aportes para o Brasil com 'espírito inovador, sem medo de criar, sem medo de ser Brasil'.

Assim como Bolsonaro tem dito em seus discursos, ele diz estar consciente da tarefa que o aguarda à frente da diplomacia: "A mão firme e confiante do presidente Bolsonaro nos guiará".

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou em outubro que o diplomata mantinha um blog em que chamava o PT de "Partido Terrorista" e fazia campanha para o então candidato à presidência Bolsonaro.

Na publicação online, ele também atacava o globalismo. "Quero ajudar o Brasil e o mundo a se libertarem da ideologia globalista. Globalismo é a globalização econômica que passou a ser pilotada pelo marxismo cultural. É um sistema anti-humano e anticristão", escreveu Araújo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 20 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 21 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 19 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 21 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 21 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 21 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 20 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 21 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 19 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia