Em clima de tensão, Trump ataca Macron no Twitter

Republicano ironizou baixa popularidade do presidente francês

© Jonathan Ernst/Reuters

Mundo rede social 15/11/18 POR Ansa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para atacar seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na terça-feira (13).

PUB

Em uma mensagem, o republicano ironizou o "nível muito baixo" de popularidade do colega francês, além de ter criticado Macron por ele ter alertado, na semana passada, sobre o ressurgimento do nacionalismo em todo o mundo.

"O problema é que Emmanuel sofre um nível muito baixo de aprovação na França, 26%, e uma taxa de desemprego de quase 10%", escreveu Trump.

"Ele estava apenas tentando entrar em outro assunto. A propósito, não há país mais nacionalista que a França, pessoas muito orgulhosas - e com razão!", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

The problem is that Emmanuel suffers from a very low Approval Rating in France, 26%, and an unemployment rate of almost 10%. He was just trying to get onto another subject. By the way, there is no country more Nationalist than France, very proud people-and rightfully so!........

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 13 de novembro de 2018

Nos tuítes, Trump também ameaçou aumentar as tarifas sobre os vinhos franceses e fez uma referência a seu lema de campanha, "Fazer a América grande de novo!", ao escrever: "Façam a França grande de novo".

"A França produz vinhos excelentes, mas os EUA também. O problema é que a França torna difícil para os EUA venderem vinhos para a França e cobra grandes tarifas, enquanto os EUA tornam isso fácil para os vinhos franceses, cobrando tarifas muito baixas. isso não é justo, deve mudar", disse Trump.

O presidente dos Estados Unidos também voltou a criticar a ideia de Macron de criar um "verdadeiro Exército europeu", o qual permitiria uma menor dependência de Washington para defesa.

+ Advogado de atriz pornô que processa Trump é detido por agressão

"Macron sugere construir seu próprio exército para proteger a Europa dos EUA, da China e da Rússia. Mas foi a Alemanha na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Como isso terminou para a França? Em Paris, estavam começando a aprender alemão antes de os EUA chegarem. Paguem pela OTAN!", afirmou.

A presidência francesa recusou "fazer qualquer comentário" sobre os tuítes do magnata.

Macron e Trump

A tensão entre os dois presidentes começou em meio às comemorações pelo centenário do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Trump ficou incomodado com Macron após o líder francês ter afirmado que a Europa precisa de seu próprio Exército e ter indiretamente atacado sua postura nacionalista.

O republicano, por sua vez, considerou "insolentes" as afirmações de seu colega francês e cobrou uma maior contribuição financeira dos países europeus à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 15 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 10 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 15 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 8 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 14 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 15 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 15 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 15 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 14 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)